7 Dicas Simples Para Evitar Entupimento de Esgoto em Casa

Banner Desentupidora centro

7 DICAS SIMPLES PARA EVITAR ENTUPIMENTO DE ESGOTO

Odor fétido, descarga que não desce e ralos que voltam a água e sujeira, são alguns dos sinais claros que o esgoto de sua casa não está funcionando normalmente. O entupimento de esgoto é um dos problemas mais complexos que podem aparecer em uma casa e é preciso uma solução rápida para se livrar desse transtorno.

7 DICAS SIMPLES PARA EVITAR ENTUPIMENTO DE ESGOTO

Em casos menos graves, é possível usar produtos e técnicas caseiras para desentupir o esgoto, sendo possível encontrar produtos que sejam paliativos para o problema, porém alguns podem até piorar a situação. Neste artigo, daremos 7 dicas para evitar entupimento de esgoto em casa antes que ele possa acontecer.

O QUE CAUSA ENTUPIMENTO DE ESGOTO

O esgoto, seja ele ligado a Rede de esgoto pública ou a uma fossa séptica, deve estar sempre desobstruído para evitar problemas com entupimento. No caso da rede pública, a sujeira geralmente vai embora e não fica obstruída, a não ser que haja algo no caminho que impeça o trajeto normalmente.

O QUE CAUSA ENTUPIMENTO DE ESGOTOEm geral, lixo jogado nas tubulações, excesso de cabelo, sabonete, papel higiênico e até absorventes, podem ser os causadores de entupimentos. Outro causador é o óleo de cozinha que forma um tipo de pedra no encanamento e ainda é altamente tóxico ao meio ambiente e água. 

Veja As 7 Dicas de Como Evitar o Entupimento de Seu Esgoto

Em primeiro lugar, é preciso ter um pensamento sustentável, ou seja, pensar sempre no que será bom para o meio ambiente, para água e que não irá comprometer a saúde e bem estar de sua família.

Evitar o Entupimento de Seu EsgotoTenha hábitos saudáveis como jogar o lixo sempre no lixo e descartá-lo em local correto. Óleo de cozinha queimado, deve ser descartado em uma garrafa e levado em locais específicos onde este óleo será reciclado, podendo, inclusive, ser usado na fabricação de sabão.

Absorvente e papel higiênico devem ser jogados no lixo comum e jamais dentro do vaso sanitário, pois podem ser causadores de entupimentos a longo prazo. Canos como sifão de pia, devem ser regularmente limpos para evitar que fios de cabelo e restos de sabonete, possam obstruir a passagem da água.

Os entupimentos de esgoto não acontecem de uma hora para outra, mas sim são situações que aparecem depois de anos de sujeira acumulada. É necessário uma mudança de hábitos para que problemas no esgoto sejam evitados.

Mas caso já esteja havendo indícios de entupimento, algumas dicas podem ser eficientes para resolver o problema:

 

  • Bicarbonato de sódio 

 

O Bicarbonato de sódio é um composto químico alcalino que possui uma acidez concentrada e ótimo para limpeza de tubulações. Corrosivo, desobstrui encanamentos e pode ser usado sozinho ou com outros produtos caseiros como vinagre e sal. 

O Bicarbonato de sódio associado ao vinagre e sal, corrói gorduras e outros detritos que possam causar entupimentos superficiais nas tubulações. A seguir, uma receita simples e muito usada para esse fim:

  • 2 xícaras de bicarbonato de sódio;
  • 1 xícara de vinagre branco;
  • 1 colher de sal;
  • 4 xícaras de água fervente.

Modo de fazer:

Coloque 1 xícara de bicarbonato com 2 xícaras de água fervente no ralo e depois coloque mais 1 xícara do bicarbonato com o vinagre branco e o sal e feche o ralo. Coloque o restante da água fervente e observe se o ralo fica desobstruído.            

 

  • Água quente

 

A água quente ou fervente é uma boa ideia para junto com o bicarbonato, limpar todo encanamento, sendo inclusive, indicado para que a cada semana, seja jogado nas tubulações para evitar que os canos fiquem sempre sujos. 

O problema, porém, está na temperatura utilizada. Cuidado para que não esteja fervente e tenha certeza que seu encanamento suportará o calor utilizado para que não haja um problema mais sério com fissuras e vazamentos.  

 

 

  • Mangueira

 

Se tiver uma boa pressão de água, utilizar uma mangueira nas tubulações pode ser um auxiliador para fazer hidrojateamento nos canos de esgoto. Se existe algo obstruindo e for possível usar a mangueira, ela pode ser eficiente como um aparelho usado em desentupidoras, que através da pressão da água, limpa todo encanamento.                            

 

  • Desentupidor de pia e vaso

 

Muito comum em qualquer casa, o desentupidor de pia e vaso é ótimo para desobstruir encanamentos. Com uso de sucção, qualquer dejeto pelo caminho é movido e pode ser eliminado na tubulação.

 

  • Garrafa Pet

 

A dica da Garrafa Pet é perfeita para quem não tem um desentupidor em casa e precisa de uma solução rápida em desentupimento. Pegue uma garrafa pet, encaixe um cabo de vassoura na tampa e faça o mesmo processo de sucção que um desentupidor comum.

É indicado para vaso sanitário, porém ralos, só se forem grandes e nos pequenos apenas um desentupidor de pia pequeno e comum fará o serviço com mais sucesso, porém é uma boa ideia na falta de um desentupidor correto.

 

  • Soda Cáustica/Diabo Verde

 

Nos casos mais superficiais de entupimento de esgoto, a Soda Cáustica ou Diabo Verde pode ser uma boa opção. Aplique conforme o fabricante indica no rótulo e não use em demasia, pois pode comprometer o encanamento e até causar entupimentos mais sérios.

Guarde com cuidado e longe de crianças e animais de estimação. A Soda Cáustica é perigosa, inclusive no seu uso, portanto sempre utilize com proteção para mãos, olhos e pele. 

 

  • Arame

 

O arame é bom para retirar detritos do ralo, quando esta sujeira está visível e superficial. Para isso, curve a ponta do arame e coloque no ralo e retire a sujeira. Tenha o cuidado de ter um arame firme e comprido o suficiente para alcançar toda a sujeira.

Entupimentos são transtornos imensos que podem ser resolvidos com qualquer uma das opções citadas, porém quanto mais sério o problema, maior a necessidade de um serviço especializado de desentupidora perto de você!

Busque auxílio de um profissional em caça vazamentos ou empresa especializada em desentupimento e vazamento, que com os equipamentos corretos, irá eliminar todo o entupimento e deixar o esgoto novo e limpo. 

Veja Também

Sabesp realiza 60 mil desentupimentos nas redes de esgotos devido a mal uso das instalações

Ligue agora
error: Copia Não