Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Melhores técnicas de desentupimentos 2022

Ter entupimentos de esgoto ou nos canos de abastecimento, são inconvenientes que podem acontecer em qualquer residência.

Começa de forma silenciosa, com poucas falhas na hora do escoamento da água, e com o tempo o entupimento se agrava e quando menos se espera, pode haver o bloqueio de toda passagem até a rede pública ou fossa, causando mal cheiro e muito transtorno.

As melhores técnicas de desentupimentos 2020


Ao menor sinal de entupimento, é necessário fazer a limpeza e manutenção das tubulações, evitando assim um problema maior. Com o passar do tempo, o mercado tem apresentado novidades para desentupimentos.

Confira as melhores técnicas de desentupimentos 2020 e as soluções para sua casa.

As técnicas mais utilizadas para desentupir canos

Entupimentos podem ser transtornos imensos para se ter em uma casa, pois uma vez que uma tubulação está entupida, logo precisa ser desobstruída, pois os danos podem ser ainda maiores a curto prazo.

Por exemplo, o mau cheiro é uma das causas de entupimentos, pois com os canos obstruídos, lixo e dejetos fisiológicos ficam parados, causando ainda mais problemas, como atraindo insetos como baratas e mosquitos.

Ou seja, não é uma situação apenas superficial e passageira, mas que pode ser nocivo à saúde dos moradores.

Além destes, pode acontecer dos dejetos e detritos dos canos entupidos, voltarem pelos ralos e vaso sanitário e causar uma situação ainda mais grave.

As técnicas e equipamentos mais utilizados para desentupimento são:

Hidrojateamento

Uma das técnicas mais utilizadas do mercado atual é o Hidrojateamento, procedimento usado para limpeza e desobstrução de canos.

Através de um aparelho de alta pressão, o Hidrojateamento é aplicado através da água em alta velocidade e força, de tal modo que destrói lixo e qualquer tipo de objeto obstrutivo em tubulações de todos os tipos, inclusive residenciais.

Máquina de Hidrojateamento


O Hidrojateamento tem vários níveis de pressão, dependendo do tipo de obstrução nos canos.

A pressão é tão alta, que não só move como corrói e destrói qualquer coisa sólida que esteja impedindo o trajeto normal da água.

Os benefícios do Hidrojateamento são inúmeros como desobstrução total dos canos, limpeza completa, processo rápido e eficiente, com o mínimo de recorrência. Indicado para encanamento de esgoto, calhas, caixas de gordura e caixas d´água.  

Hidrojateamento de ar comprimido por disparo

Este processo é idêntico ao anterior, com a diferença da pressão ser em menor escala, ideal para ser utilizado em canos ramais como nos ralos da cozinha, banheiros e vasos sanitários.

Além dessas indicações, o hidrojateamento por ar comprimido por disparo, é utilizado com sucesso em residências como apartamentos, pois a direção do ar é mais precisa e com menos riscos de danificar os canos.

A pistola utilizada é específica para este processo e pode dar até 600 disparos continuamente.  

A pistola utilizada, usa um compressor e o material é resistente para cada aplicação.

Dependendo da situação do local do desentupimento, quando falta energia por exemplo, a pistola de hidrojateamento de ar comprimido pode ser usada de maneira manual e com a mesma eficácia.

Motor rotativo para desentupimento (Roto Rooter)

Um dos aparelhos mais antigos e utilizado com eficiência para desentupimentos é o Motor Rotativo para desentupimentos, conhecido também como Roto Rooter.

Este Motor foi criado no início do século passado nos Estados Unidos, para destruir raízes de árvores e lixo nas tubulações de esgoto.

Roto Rooter


O motor possui rotação que utiliza cabos de aço flexíveis e lâminas afiadas, além de molas para raspagem, que conseguem entrar nas tubulações, mesmo com emendas e curvas e faz a limpeza e desobstrução.

O Motor Rotativo é o mais usado para limpeza e desobstrução de encanamentos de esgoto, principalmente aqueles com entupimentos severos de objetos sólidos e empedrados como gordura e até cimento.

Os 3 tipos de aparelhos para desentupimentos podem ser utilizados em conjunto, dependendo do tipo de entupimento e sua localização.
Saiba Mais Sobre Maquina de Desentupimento.

Prevenindo entupimentos

Melhor do que enfrentar entupimentos, é não passar por este aborrecimento, bastando fazer uma mudança de hábitos na vida cotidiana.

Prevenindo entupimentos


Grande parte dos entupimentos de esgoto e canos acontecem dentro das residências, sendo que apenas uma pequena parte deles ocorrem por motivos públicos como alagamentos e enchentes.

Em banheiros, é fundamental não jogar papel higiênico ou absorventes dentro do vaso sanitário, pois isso com o tempo, pode causar entupimentos sérios e complicar entupimentos em curso.

Em outras situações nas cozinhas, muitas pessoas ao preparar alimentos, ao invés de jogar o resto dos alimentos no lixo, descartado no ralo, causando entupimentos locais ou acumulando no esgoto junto com outros detritos que já estejam entupindo a tubulação.

Para evitar isso, a dica é sempre descartar no lixo ou fazer uso de uma Caixa de Gordura, dispositivo que é colocado junto ao esgoto da cozinha e barra a gordura usada além dos restos de alimento.

Óleo usado de cozinha é um dos maiores poluidores do mundo, causando sérios danos na água de rios e mares.

Outro problema que o óleo usado causa é a contaminação dos canos de tal forma, que empedra nos canos e com o tempo, pode dificultar a passagem da água.

Para auxiliar o meio ambiente- caso não tenha caixa de gordura- a solução é fazer o descarte do óleo usado em garrafas plásticas usadas e entregar o óleo usado em postos de recebimento desse tipo de material.

O óleo usado de cozinha pode ser reciclado e seu uso é eficiente na fabricação de sabão e até biodiesel. Entre em contato com a prefeitura de sua região e informe-se pelos postos de coleta.  

Desentupidora no Bairro

Nos entupimentos mais graves, quando não é possível solucionar qualquer tipo de desentupimento facilmente, com a limpeza através de produtos caseiros, a melhor dica é chamar a Desentupidora no Bairro, empresa especializada em desentupimentos que atua na limpeza, desobstrução e manutenção de encanamentos de esgoto e canos residenciais em geral.

Com preços acessíveis e condições de pagamentos facilitadas, a Desentupidora no Bairro oferece o que existe de melhor em desentupimentos, com profissionais qualificados e equipamentos de última geração e tecnologia, para trazer tranquilidade para sua família.

Entre em contato e agende uma visita!

Regiões Atendidas