Muito útil para evitar o acúmulo de gordura nas tubulações, a Caixa de Gordura é um dispositivo muito importante para garantir um sistema hidráulico eficiente.
Feita de PVC ou alvenaria, a Caixa de Gordura ficou conhecida por ser muito usada em restaurantes e grandes estabelecimentos, porém, é possível tê-la em casas residenciais, evitando que a gordura da cozinha entre em contato com o esgoto comum.
Para ser eficaz, ela precisa ser do tamanho certo e de uma limpeza periódica para não entupir.
Conheça a Caixa de Gordura, sua função principal e como deve ser feita a manutenção preventiva para garantir seu funcionamento corretamente.
A caixa de gordura é uma parte importante da cozinha e útil para evitar entupimentos e contaminações no esgoto. A Caixa de Gordura é um dispositivo que possui um filtro que retém o óleo e outras gorduras que são utilizadas na culinária.
Esses óleos são coletados, filtrados e descartados com segurança. As caixas de gordura podem ser feitas de vários materiais, como concreto, fibra de vidro ou aço e PVC, assim como recipientes de plástico.
Os sinais mais comuns de uma caixa de gordura suja é um cheiro desagradável vindo do ralo da pia, um lodo que cobre o fundo de sua pia, comum em caixas muito sujas e com transbordamento por entupimentos e pia com ralo exalando odor fétido.
O primeiro sinal são os canos quebrados, o que pode levar ao acúmulo de sujeira e causar entupimentos.
A segunda é o acúmulo de lixo na caixa que por falta de higienização e outro fato é o acúmulo de óleo, que além de favorecer entupimentos, ainda causa contaminação da água.
A caixa de gordura deve ser mantida limpa para evitar entupimento e transbordamento. Há muitas coisas que podem dar errado, mas não é difícil mantê-la em boas condições. Alguns passos que você deve tomar:
1. Nunca jogue óleo quente no ralo da pia- O óleo quente pode derreter os tubos e a própria caixa, além do óleo quando resfriado, endurecer e causar entupimentos. A dica é reciclá-lo que além de sustentável, evita contaminação da água;
2. Limpe a caixa de gordura- As caixas residenciais possuem tampa e filtro separado, e, geralmente, a caixa está disposta em um lugar que possui fácil acesso para a limpeza;
3. Certifique-se que todos os canos estão desobstruídos- Mesmo com a limpeza da caixa, é possível que alguma sujeira esteja obstruindo os canos que saem da pia e com acesso ao esgoto, por isso, analise se tudo está liberado para passagem da água.
Enfatizamos que caso haja entupimento em sua caixa de gordura, não faça a limpeza, mas solicite auxílio de uma desentupidora.
Lembramos que a caixa de gordura tem acesso com a caixa do esgoto e recomendamos que profissionais façam a limpeza dela, pois eles estão equipados com aparelhos e equipamentos de segurança como luvas e óculos de proteção, que evitam contaminação e riscos a saúde.
A importância da manutenção adequada para sua caixa de gordura não pode ser ignorada. Para um serviço seguro e completo de limpeza e desentupimento, chame um encanador imediatamente para limpá-la e restaurá-la ao funcionamento adequado.
Com a Desentupidora no Bairro, você tem serviço com qualidade, preço acessível e atendimento imediato, desobstruindo caixa de gordura, esgoto, vaso sanitário e ralos externos, internos e pias.
Seja mais um dos mais de 2 mil clientes satisfeitos e conte com técnicos qualificados e preocupados em resolver seu problema. Solicite um orçamento agora e economize com a Desentupidora no Bairro.