O cheiro de esgoto é um dos odores mais desagradáveis em uma casa, sendo sentido em todos os ambientes e no local onde exala, tornando insuportável a permanência. O cheiro pode ser forte, suportável até sem haver condições dos moradores ficarem na casa.
E para tanto, é preciso investigar as possíveis causas, já que esse é um sinal de algum problema muito sério nas tubulações. Além do odor ser ruim, o cheiro forte de esgoto pode oferecer riscos à saúde como contaminações, até o aparecimento de insetos e roedores.
Para evitar esse problema, além da limpeza regular e de práticas de higiene diária, é importante fazer investigações que comprovem possíveis agressores e estimulantes do mau cheiro no esgoto. Nesse artigo completo, veja os maiores causadores de cheiro de esgoto em sua casa e como eliminar esse problema.
Quando o odor é muito forte na casa toda, é hora de ver qual o motivo desse problema, que pode ir para todos os ambientes da casa. Eis a seguir, alguns dessas situações:
O vaso sanitário deve ser usado apenas para necessidades fisiológicas e nada mais. Infelizmente, algumas pessoas acabam descartando lixo como absorventes e papel higiênico na tubulação, o que pode causar entupimentos.
A rede de esgoto brasileira não possui condições de suportar o descarte de lixo residual em sua tubulação. Em outros países, como os europeus, é muito comum esse tipo de hábito, porém nesses locais, o sistema de esgoto possui tratamento e condições para tal.
A pia é outro local que muitas vezes o mau cheiro é percebido, e as vezes só dela. O sifão, encanamento que faz a ligação entre o ralinho da pia e o esgoto, pode ter restos de alimentos ou resíduos como fios de cabelo, sabonete entre outros detritos, que podem exalar cheiro ruim.
O ralo do chuveiro ou outros ralos pela casa e principalmente os externos, podem começar a causar odores ruins e por virem diretamente do esgoto, podem demonstrar algum problema nas tubulações, principalmente se a água não escoa completamente ou volta.
Apesar de não ser muito comum, é possível ter vazamentos no encanamento do esgoto. Esse tipo de problema pode acontecer por causa de entupimentos constantes, algum tipo de objeto mais contundente que crie fissuras ou rompimentos no cano e alta pressão de água ou ar.
Quando existe vazamento do encanamento, o piso pode apresentar alguns vestígios do problema, como áreas mais úmidas do solo, em pisos revestidos, a cerâmica ficar manchada e escurecida e mau cheiro que vem de vários locais como vaso sanitário e ralos.
Em casas com caixa séptica, o mau cheiro pode vir por ela não estar devidamente fechada. Em caixas novas, a tampa possui lacre e fechamento que não permite que a caixa fique aberta. Já nas antigas, a tampa de concreto pode não estar totalmente sobre a caixa e exalando mau cheiro.
Mas o problema disso não é só o odor. Com a tampa aberta ou entreaberta, as bactérias anaeróbicas não conseguem se desenvolver e nem decompor os compostos orgânicos contidos ali, e logo tudo o que é descartado, acaba não sendo corretamente processado, produzindo ainda mais odor fétido e forte.
Outro problema comum em caixas sépticas, é quando ela está demasiadamente cheia. As caixas sépticas possuem capacidade acima dos 1.000 litros, o suficiente para uma casa com 4 pessoas, porém depois de algum tempo sem manutenção, ela pode encher muito e ser necessário o esgotamento da caixa.
Quando ela lota de compostos, pode começar a vazar para fora e empurrar a tampa, por conta da pressão dos gases contido na caixa. Além disso, ela fica entupida e não é possível utilizar banheiros, pias e ralos, pois o escoamento fica comprometido. Além disso, atrai muitos insetos, roedores e o mau cheiro pode ser sentido, tanto ao redor do local da caixa séptica, como dentro de casa.
A caixa de gordura é um dispositivo importante e necessário para reter toda gordura e detritos que são descartados na pia da cozinha como restos de alimentos.
Consiste em uma caixa compacta e que possui uma ligação com a pia e outra com o esgoto, porém, com tela e cesto que retém todo o óleo usado na cozinha e evitando que este contamine a água e possa favorecer entupimentos.
Apesar de eficiente, a Caixa de Gordura necessita ser limpa com regularidade, pois quando está muito cheia, pode começar a entupir a pia e causar mau cheiro.
As enchentes e alagamentos também podem trazer mau cheiro para dentro de sua casa, através do esgoto. Em regiões que sofrem com esse problema, é comum que a água durante a chuva, acabe enchendo o esgoto e em alagamentos que demoram para a água escoar, a água suja entre outros detritos, causam entupimentos e mau cheiro.
A limpeza também é um fator para o mau cheiro na casa. Em banheiros, é importante que a limpeza seja feita com regularidade e de forma adequada, com produtos de limpeza que sejam eficientes e antibactericidas, com perfume e higienizem o local. Caso o odor persista, é preciso analisar o esgoto para encontrar onde está o problema.
Todas estas situações podem acontecer, inclusive, de uma vez só, e para saber como agir, veja os perigos e como se livrar do mau cheiro dentro de casa, por causa da rede de esgoto.
O mau cheiro do esgoto pode ser bastante desagradável, com odor forte, fétido e que causa enjoos, tonturas e nos casos em que o odor é muito forte, até vômitos e fraqueza. Além disso, o odor pode vir acompanhado de água que retorna do esgoto, e quando isso ocorre, pode ser sinal de entupimentos.
Ao retornar, a água possui micro-organismos que podem causar doenças e comprometer severamente a saúde. É importante que crianças e animais domésticos fiquem longe dos ambientes onde o odor ou a água está tendo esses retornos, para evitar acidentes.
Como citamos anteriormente, muitas vezes o cheiro de esgoto pela casa se revela um problema muito maior que somente o odor, e pode atrair insetos como moscas, baratas e formigas além de roedores como ratos. Todos transmitem ou são vetores mecânicos que oferecem riscos a saúde.
Por isso é importante averiguar os motivos do cheiro de esgoto em sua casa e a seguir, daremos algumas dicas que podem neutralizar esses odores e quais as medidas a serem tomadas nos casos mais graves.
Quando o cheiro de esgoto não é muito forte, se concentrando em alguns ambientes específicos como cozinha e banheiros, existem algumas dicas caseiras e de faça você mesmo, que pode ajudar a se livrar do mau cheiro rapidamente. Eis algumas dessas dicas:
Coloque o sifão dentro do balde para escoar a sujeira e água que estiver retido e com a escova, puxe e retire restos de detritos secos como restos de sabonete ou emaranhado de fios de cabelo. Feito isso, é só recolocar o sifão, encaixando com firmeza e abrir a torneira para observar o fluxo e escoamento que agora, deve estar normalizado;
No caso de entupimentos mais críticos e a necessidade de limpeza e esgotamento de fossas, de caixa de gordura e de vazamentos de esgoto, estas dicas por si só não bastam para eliminar o cheiro de esgoto em sua casa.
É preciso um serviço profissional e especializado, que encontre o problema do mau cheiro de esgoto e promova a solução para mais saúde e tranquilidade para sua família.
Chame a Desentupidora no Bairro e resolva o cheiro de esgoto em sua casa!
Em caso de vazamento de esgoto, fossa séptica precisando ser esgotada, assim como caixa de gordura que deve ser limpa, além de analisar a ação de alagamentos na rede de esgoto, chame a Desentupidora no Bairro.
A Desentupidora no Bairro é uma empresa especializada em desentupimentos, consertos hidráulicos de esgoto e na limpeza e esgotamento de caixas de gordura e fossa séptica. A empresa possui mais de 15 anos de história e com mais 2 mil clientes atendidos e satisfeitos.
Mau cheiro do esgoto é sinal de entupimentos ou vazamentos de esgoto, por isso não perca tempo e solicite agora um orçamento sem compromisso. Entupiu? Desentupidora no Bairro, a solução em desentupimentos e serviços hidráulicos de qualidade.