Para ter uma casa sempre limpa e arrumada, não basta usar os melhores produtos de limpeza e apostar numa boa organização, se o esgoto está fétido e tomando todos os ambientes, afastando as visitas e incomodando os moradores.
O esgoto faz parte da casa e é fundamental que esteja sempre limpo, sem obstruções e com o trajeto da água livre, para que seu funcionamento seja completamente eficaz.
Porém as vezes o esgoto dá sinais de falhas, com entupimentos ocasionais até a completa obstrução, e quando isso acontece é um grande contratempo.
Para evitar entupimento de caixa de esgoto, é preciso seguir algumas mudanças de hábito e agir rapidamente quando tiver pequenos entupimentos pelo caminho.
Neste post, falaremos como acontecem os entupimentos, como evitá-los e o que fazer caso haja entupimentos simples e graves na rede de esgoto.
Entupimentos não acontecem de um dia para o outro, mas leva tempo e muita sujeira depois.
A rede de esgoto brasileira foi feita para suportar água e dejetos sólidos fisiológicos, e não lixo residual como restos de alimento e até lixo descartável.
Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), são feitos mais de 60 mil desentupimentos por ano no estado, sendo que só na capital é mais da metade, 32 mil.
Apesar de muitos casos de entupimentos serem causados por chuva abundante e outras situações externas, grande parte dos entupimentos acontecem devido a lixo descartado de forma incorreta nas tubulações, além de óleo de cozinha usado.
Além de ser um problema de limpeza pública, ainda compromete o meio ambiente.
É necessário que a população mude seus hábitos para que entupimentos e todos os tipos de contratempos vindos dessa situação sejam completamente sanados.
Quando o entupimento acontece internamente, ou seja, dentro das residências, ele pode ser parcial ou total. Quando o entupimento é parcial, ele está dando sinais de falhas e os moradores devem ficar atentos a situações que precisam ser solucionadas rapidamente:
Todas essas situações são sinais de que algo está obstruindo o caminho da água e é necessário que algo seja feito, antes que o problema se agrave.
A primeira dica e a mais importante é jamais jogar qualquer tipo de detrito nas tubulações.
Papel higiênico, absorvente, objetos como escova de dente, e até restos de sabonete, devem ser descartados sempre em lixo comum ou reciclável no caso da escova, e nunca na rede de esgoto.
Com o tempo, esses objetos e lixo vai se acumulando em algumas áreas do encanamento, em especial nas áreas de curva, e obstruindo aos poucos o caminho.
Outro problema grave é descartar óleo usado de fritura no encanamento da cozinha e não possuir caixa de gordura.
O óleo de cozinha é muito prejudicial ao encanamento, pois ele age formando placas de gordura que vão obstruindo o caminho da água.
Além disso, em algumas áreas, pode haver até a formação de uma massa dura que na verdade é o óleo petrificado, e dentro das tubulações é uma das maiores causas de obstruções totais em residências.
A caixa de gordura é um dispositivo que evita que o descarte do óleo seja misturado a água e esse tipo de obstrução se torna mais difícil.
Mas mesmo com a caixa de gordura, o indicado é sempre descartar o óleo em garrafas pet e entregar em postos de coleta de óleo usado que darão o fim adequado a ele.
Quando o entupimento ainda é parcial, mas já com vestígios de entupimento preocupante, é possível tomar algumas medidas que podem resolver o problema.
Por exemplo, em ralos de pias entupidas, o entupimento pode ser apenas superficial ou no máximo contido no fundo do sifão do encanamento.
Nesse caso, a utilização de um arame, pode retirar os detritos visíveis e melhorar o escoamento da água.
Outra dica é retirar o sifão e limpá-lo. Basta rosquear o anel de vedação e retirar o excesso de água em um balde, retirando o lixo e recolocando o sifão.
Outra dica é fazer o mesmo com um arame nos ralos do chuveiro, lavanderia e quintal, tirando acúmulos de sabonete, cremes, lixo e grama. Quando o entupimento é mais profundo, ainda pode ser possível resolver a situação.
Usar uma solução de bicarbonato de sódio com sal, vinagre e água quente, ajudam a amolecer e eliminar detritos que estejam mais maleáveis.
Uma mangueira com uma pressão básica também pode ajudar a empurrar os detritos e movê-los, auxiliando na remoção das tubulações e abrindo espaço para água.
No vaso sanitário, caso exista um entupimento superficial, o desentupidor poderá ajudar, bastando fazer a sucção correta algumas vezes e dessa forma, mover os detritos presos por pressão.
A utilização de Soda Cáustica é sempre advertida e desencorajada por profissionais e desentupidoras por ser mais agressiva as tubulações e oferecer riscos a saúde.
A Soda Cáustica é um produto químico que pode ajudar a desobstruir encanamentos com entupimentos leves, porém seu uso não deve ser regular e sempre na utilização, se atentar para os perigos com a saúde dos olhos e da pele.
Quando nenhuma das alternativas for suficiente para resolver o entupimento, sendo a obstrução total, a única solução é solicitar o auxílio de uma desentupidora no bairro.
Desentupidoras são empresas sérias que possuem recursos e profissionais preparados, que usam ferramentas e equipamentos de qualidade e alta precisão, na limpeza e desobstrução de tubulações de esgoto.
A Desentupidora no bairro é a única forma de resolver entupimentos graves e oferecem serviço de qualidade com agilidade, limpeza e garantia de um esgoto sem obstruções, e tudo isso com preços acessíveis e formas de pagamento facilitadas. Informe-se e solicite já!