Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Saiba os Principais Métodos de Desentupimento Esgoto

As desentupidoras são empresas especializadas em desentupimento e limpeza profissional, atuando na manutenção e serviço regular para residência, empresas e indústrias.

Saiba os Principais Métodos de Desentupimento


As desentupidoras precisam ter os melhores profissionais, com conhecimento e experiência para oferecer o melhor serviço, mas eles não trabalham sozinhos, dependendo de equipamentos para auxiliar o processo.

São máquinas de médio e grande porte para vários tipos de serviços de desentupimento e limpeza, e hoje falaremos um pouco sobre os principais aparelhos de desentupimento e usados por desentupidoras, para oferecer um serviço de qualidade.

Desentupimentos residenciais

Os desentupimentos residenciais são problemas comuns que podem ocorrer em qualquer residência, e geralmente são causados por alagamentos provenientes de enchentes, por óleo de cozinha usado e lixo residual como restos de alimentos e lixo do banheiro, como papel higiênico e absorventes.

Desentupimentos residenciais


Na maioria dos casos, os entupimentos podem ser resolvidos com medidas simples como usar um desentupidor doméstico ou adicionando bicarbonato com vinagre, sal e água quente, que ajuda a manter as tubulações limpas.

O problema se agrava quando a água volta pelos ralos, pelo vaso sanitário, não sendo possível dar descarga e a água escoar, pelo contrário, ela aumenta de volume e pode até transbordar.

Geralmente o odor fétido e sujeira na água comprovam o entupimento completo, e nesse caso a única solução é chamar uma desentupidora.

As desentupidoras são empresas especializadas em desentupimento de tubulações, desde esgotos até rede pública e fossas sépticas.

As desentupidoras, além de ter profissionais preparados para lidar com todo tipo de situação de entupimento, ainda utiliza vários tipos de aparelhos que auxiliam no desentupimento completo.

Eis alguns deles:

  • Roto Rooter


A Roto Rooter é uma máquina de desentupimento, que ficou conhecida nos Estados Unidos como uma máquina de desentupimento de tubulações, destruindo raízes e galhos de árvores.

Roto Rooter


Em meados do século passado, aconteciam muitos entupimentos por conta das árvores próximas as residências, e o problema foi resolvido com a criação dessa máquina.
Ela funciona com um motor elétrico que gira um cabo flexível e na ponta desse cabo, é colocado lâminas afiadas que podem ter tamanhos e desenho diferenciados, usadas para trituras galhos e sujeira impregnada e que esteja entupindo o caminho da água.

A Roto Rooter é perfeita para destruído objetos sólidos e por ter um cabo maleável, consegue entrar por curvas de até 90 graus, não danificando o cano.

Além disso, o motor possui níveis de força que garantem um serviço com mais intensidade e poder de destruição, sem causar prejuízos e desentupindo, limpando a tubulação completamente.

  • Câmera de Inspeção


A Câmera de Inspeção é uma opção muito utilizada por desentupidoras, para analisar entupimentos. Conhecido como Boroscópio, o aparelho consiste em um visor digital e uma haste flexível com uma câmera na ponta, que ao ser introduzida nas tubulações, é possível que o técnico veja em tempo real a situação interna da tubulação.

Câmera de Inspeção


Dessa forma, o técnico consegue determinar o tipo de entupimento e qual o passo que deverá ser tomado, ou seja, qual o tipo de maquinário perfeito para evitar danificar a tubulação e que seja tudo com mais agilidade e eficiência.  

  • Máquina desentupidora manual


As máquinas de desentupimento manual, funcionam da mesma forma de uma Roto Rooter, porém possuem manivela para ser movimentada com as mãos. Existem no mercado opções a gasolina, mas geralmente são menores e usadas para uso residencial ou de pequenas desentupidoras.

Máquina desentupidora manual


Por serem a manivela, acabam sendo mais lentas e podem não ser tão eficientes para entupimentos de grandes proporções. Indicadas para entupimentos menos severos e sem detritos sólidos pelo caminho.

  • Bomba de sucção/Caminhão a vácuo para esgotamento de fossa


As bombas de auto vácuo são utilizadas pelas empresas de desentupimento para fazer a limpeza de inúmeros locais, especialmente para limpeza de fossas sépticas. Geralmente as bombas de sucção são usadas em um caminhão, para facilitar a locomoção até os locais de serviço.

Bomba de sucção/Caminhão a vácuo para esgotamento de fossa


Através do Princípio de Deslocamento Positivo, as Bombas de sucção dos caminhões a vácuo, funcionam através de um vácuo parcial gerado do aumento do volume da bomba, com contínuo evacuação, com a câmara a vácuo sendo fechada e limpa, para ser novamente expandida e assim continuar o processo de limpeza.

O Caminhão com bomba a vácuo possui capacidade para sugar e limpar todo tipo de resíduo e possui tanque de coleta, além de motorista capacitado e equipe para fazer o serviço.

  • Bomba submersível trituradora de esgoto


As Bombas submersíveis Trituradoras são outro tipo de aparelho de desentupimento eficiente, muito usado para entupimentos médios, sem muitos detritos sólidos e de difícil remoção.

Bomba submersível trituradora de esgoto


Essa bomba pode ser colocada dentro do esgoto e ir triturando todos detritos fecais entre outros. É totalmente submersível e possui alta velocidade para facilitar o trituramento de qualquer detrito impregnado.

  • Máquina de Hidrojateamento


A Máquina de Hidrojateamento é uma das mais utilizadas atualmente, por possuir poder de destruição de detritos, além de ser eficiente e agilizar o trabalho em desentupimentos.

Máquina de Hidrojateamento


O Hidrojateamento funciona através do processo de pressurização da água, que tendo vários níveis diferentes, pode destruir qualquer camada e tipo de detrito pelo caminho, pela alta pressão da água.

A mangueira utilizada é de borracha de alta resistência e aço, com flexibilidade suficiente para ser colocada dentro das tubulações e feito o serviço.

A pressão usada pode ser baixa (5.000 psi) até 10.000 psi. Ainda existem pressões maiores até 36.000 psi e superior, dependendo da necessidade.

Desentupimento Profissional

Para um serviço profissional de qualidade em desentupimentos, é preciso acionar uma empresa com serviços comprovados de eficiência e que possui o melhor custo benefício do mercado.

Desentupimento Profissional Desentupidora


A Desentupidora no Bairro já fez mais de 2.000 atendimentos e oferece serviço de qualidade e especializado em desentupimentos, além de serviços como Caça Vazamentos, solucionando também vazamentos de água residencial.

Tudo com o máximo de qualidade, tecnologia e preço justo, com garantia total para sua tranquilidade. Conheça a Desentupidora no bairro e seus muitos serviços e recursos para acabar de vez com entupimentos de esgoto.

Regiões Atendidas