Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Melhores Formas de Desentupir Vaso Sanitário

Está com problema de entupimento de vaso sanitário, aqui você apreendera as melhores formas de desentupir o vaso sanitário em segundos, mostraremos as melhores técnicas que realmente funcionam, para que você resolva este problema o mais rápido possível.

Desentupimento Vaso Sanitário


Antes de chamar uma desentupidora de sua região, às vezes o entupimento do vaso sanitário é algo simples que não requer um trabalho profissional, pois o uso de alguns produtos caseiros será o suficiente para resolver.

Neste artigo, daremos muitas dicas e Técnicas para Desentupir Vaso Sanitário que você pode fazer em sua casa sem gastar muito e de forma rápida e eficiente.

Formas Desentupir Vaso Sanitário

Sabemos o quanto é incômodo ter um vaso sanitário mas conhecido como privada entupida, por isso abordaremos aqui as principais técnicas funcionais de desentupimento de vaso Sanitário.

Formas Desentupir Vaso Sanitário

Com Desentupidor Borracha

Feito de borracha e com um cabo para manuseio, o desentupidor não pode faltar em casa, já que em pequenos entupimentos, ele pode ser a principal solução do problema.

O desentupidor funciona por sucção, sendo pressionado contra a saída do esgoto e dessa forma, movimentando qualquer coisa que esteja obstruindo o caminho e liberando a passagem da água.

Com um Desentupidor de borracha, faça movimentos para cima e para baixo, para que a pressão da água possa limpar o ponto de passagem da privada, este modo é o modo mais tradicional e mais funcional nos casos de entupimento de vaso sanitário.

Desentupidor, garrafa e pano de chão

Na falta de um desentupidor, uma garrafa Pet pode ser usada, pois sua ação funcionará exatamente igual um desentupidor comum.

Outra dica é o uso de um pano de chão que pode ser pressionado como um desentupidor, porém deve-se tomar o cuidado de usar luvas e não pressionar demais para que o pano seja sugado pela pressão da água para a rede de esgoto, depois de liberado o trajeto da água.

Balde Com Água

Não tem desentupidor então, encha um balde com água e jogue a água o mais alto possível dentro do vaso entupido, com a pressão da água ocorre a desobstrução.

Este modo é funcional mas costuma fazer muita sujeira pois, sempre acaba derramando água no piso do banheiro.

Detergente e água quente

Quando a obstrução é leve, ou mesmo para manter o esgoto limpo, a utilização de detergente e água quente ou fervente pode ajudar bastante.

Em 1 litro de água quente ou fervente, utilize de 3 a 5 colheres de sopa de detergente e jogue na tubulação. É uma excelente alternativa em casos de entupimentos superficiais e para limpeza.

Desentupimento por vedação

Existe atualmente no mercado, um produto que serve para desentupir vaso sanitário por sucção, porém sendo vedado na abertura superior e dando descarga, fazendo com que dessa forma o caminho seja liberado e a água escoada.

Por possuir uma cola especial, fica firme no vaso e só é eficaz se bem aplicado e sem espaços para passagem de ar. Para uso básico, seu uso tem sido aprovado.

Vinagre e Bicarbonato de sódio

O Vinagre e Bicarbonato de Sódio são muito conhecidos como bons corrosivos para desobstruir vaso sanitário e ralos.

O vinagre possui ácidos que em conjunto com o poder corrosivo do bicarbonato de sódio, destrói gordura e dejetos que estiverem pelo caminho.

O vinagre mais utilizado é o de álcool e uma receita comum com meio copo de bicarbonato com meio copo de vinagre que deve ser colocado no vaso e deixado para agir por alguns minutos.

Para potencializar o poder de dissolução, aplique 1 copo cheio de água fervente.

Mangueira

Se a obstrução está tirando sua tranquilidade ao utilizar o banheiro, usar uma mangueira que sirva como um equipamento de hidrojateamento, pode ser muito eficiente para limpar e liberar o caminho para água.

Para que a mangueira faça esse serviço com eficácia, é necessário ter uma pressão bem alta para que todos os dejetos pelo caminho sejam movidos e retirados do trajeto.

Soda Cáustica

Também conhecido como diabo verde, este composto químico é poderoso para desobstruir vaso sanitário, porém não indicado para uso regular.

A Soda Cáustica pode ser eficiente quando o entupimento é superficial ou ainda que sério, não seja algo que esteja comprometendo a rede de esgoto por completo.

A Soda Cáustica pode formar um tipo de massa petrificada junto com a gordura, quando essa é lançada pelo ralo da cozinha de forma indiscriminada.

Quando isso acontece, o entupimento pode se tornar ainda mais sério, por isso não sendo a melhor indicação para nenhum tipo de entupimento.

Veja: Qual os 10 Melhores Vasos Sanitários

Queda de Objeto Dentro Vaso Sanitário

Quando cai algum objeto na privada a melhor forma de fazer a desobstrução fazendo a retirada do próprio vaso.

Queda de Objeto Dentro Vaso Sanitário


Coloque o vaso de cabeça para baixo e jogue um balde de água na saída da privada com isso o objeto acaba voltando e você consegue retirar.

Caso, o objeto não volte é preciso verificar no sistema de sifonagem do vaso, vire de ponta cabeça e olhe dentro da saída para ver se é possível ver o objeto.

Após ver o objeto faça a retirada do mesmo com ajuda de um alicate ou arame.

Faça o teste no vaso colocando no lugar e dando uma descarga, estando tudo ok faça, a fixação do mesmo e rejunte evitando assim o mau cheiro.

Principais Motivos de entupimento Vaso Sanitário

Prevenir é sempre melhor do que desentupir o vaso sanitário, algumas pequenas medidas preventivas poderão ajudar muito, evitando dor de cabeça com vaso entupido.

Principais Motivos de entupimento Vaso Sanitário
  • Jamais descarte papel higiênico
  • absorventes íntimos
  • hastes flexíveis
  • lenços
  • preservativos
  • “bituca” de cigarro
  • Cotonetes

Faça a limpeza regular do vaso sanitário para evitar acúmulo de dejetos que podem com o tempo, obstruir o fluxo da descarga e resultar no entupimento gradativo da privada.

O vaso sanitário é ligado diretamente com a rede de esgoto ou fossa séptica, e foi feito apenas para uso de descarte de dejetos fisiológicos.

Muitas pessoas têm o mau hábito de usar o vaso para descartar lixo como papel higiênico e absorventes, porém a rede de esgoto brasileira não é projetada para esse fim.

Por esse motivo, os entupimentos de vaso sanitário podem ser muito comuns e é preciso uma mudança de entendimento das pessoas, que a rede de esgoto não foi feita para receber lixo residual.

Entupimentos são situações que quando dão sinais, já estão ocorrendo pequenas obstruções aos poucos, demonstrando que é necessária uma mudança de atitude e limpeza especial no encanamento.

Para isso, algumas técnicas e produtos caseiros, podem ajudar e até resolver entupimentos superficiais.

Como evitar o entupimento do Vaso Sanitário?

Mas afinal, o que leva ao entupimento de vaso sanitário?

Antes de entender o que leva ao entupimento é preciso saber também como os vasos sanitários funcionam.

Toda privada depende de dois diferentes componentes para garantir o seu bom e pleno funcionamento: o sifão e a própria descarga de água.


O sifão consiste em um tubo curvado, sendo a sua principal responsabilidade a de controlar a quantidade de água que sai do vaso sanitário. Em seu bom funcionamento, a água não transborda e nem sequer seca.

O outro componente é a descarga da água. Quando a puxamos, a água desce em alta intensidade e força, o que permite que os resíduos entrem no cano e possam ir ‘água abaixo’.

No nosso país, cada descarga efetuada usa a média de 6,8 litros de água. Algumas privadas mais modernas contam com um sistema que utilizam menos água (cerca de 3 a 4 litros) para descer a urina, e entre 7 a 8 para as fezes.

Com a ‘energia’ utilizada pela descarga para fazer com que a água flua intensa e rapidamente pelo cano (sifão), todos os detritos são levados juntos.

Em um funcionamento correto e pleno, em questão de instantes a água voltará à altura do sifão, permanecendo apenas ao fundo do vaso sanitário. Esse nível é constante e, inclusive, fundamental para que o cheio de esgoto não ‘suba’ para o banheiro.

Dicas Prevenção Entupimento Vaso Sanitário

1. Evite utilizá-lo como local para descarte de quaisquer tipos de objetos ou itens, como papel higiênico, cotonetes, fraldas ou absorventes descartáveis, bitucas de cigarro e assim por diante. Lembre-se de jogar esses itens sempre no cesto de lixo.

2. Crie na sua família a consciência de que o vaso sanitário não deve ser considerado uma lixeira. Se por outro lado o vaso estiver em um estabelecimento comercial, a melhor forma de criá-la é por meio da instalação de placas de conscientização para manter o ambiente sempre limpo.

3. Realize, de períodos em períodos, a manutenção dos encanamentos. Ela se torna ainda mais importante para os que moram em apartamentos ou mantém seus estabelecimentos comerciais em prédios – uma vez que um pequeno problema no encanamento pode gerar um grande estrago.

4. Que tal utilizar desodorantes sanitários líquidos? Além de acabar com o mau cheiro no vaso sanitário, o risco de que ele venha a ser entupido é mínimo. Por outro lado, os desodorantes instalados nas laterais ou em pedra podem acabar impedindo que a água desça quando a descarga é acionada. Dependendo da pressão da água, eles podem se descolar ou se partir em vários pedaços. Com a versão líquida você elimina por completo esse problema.

5. Tome cuidado com o cabelo Cabelos em grande quantidade, se jogados no vaso sanitário, podem se tornar um dos grandes responsáveis pelo entupimento do cano. Sendo assim, se o seu banheiro estiver cheio de cabelos, junte-os e os descarte dentro do cesto de lixo, mas nunca no vaso sanitário ou pia.

6. Jamais jogue preservativos no vaso Descartar camisinhas no vaso sanitário é, infelizmente, uma atitude ainda comum. Porém, ela precisa ser evitada para que o bom funcionamento da privada não seja prejudicado. A melhor forma de jogá-las fora é colocando dentro de um saco plástico, e posteriormente, colocando-o dentro de qualquer lixo comum.


Lembre-se que jogar preservativos no vaso sanitário implica não só no entupimento do mesmo, como também, é uma das principais razões para o transbordamento de esgotos.


De modo geral, manter cuidados relacionados à higiene é a melhor forma de evitar que o seu vaso sanitário seja entupido. Criar hábitos higiênicos em sua família ou no seu estabelecimento comercial, como já citado anteriormente, é uma garantia de que o entupimento não venha (ou volte) a ocorrer.


Mas, lembre-se: caso o entupimento de vaso sanitário ocorra, é necessário contratar uma empresa especializada no desentupimento o quanto antes, para evitar problemas relacionados à sua saúde e comodidade. Neste caso, não hesite em entrar em contato com as empresas cotadas anteriormente.

Desentupimento Profissional

Depois de todas as alternativas citadas, se caso o vaso continua com problema de entupimento, é hora de chamar um profissional que consiga desobstruir o vaso sanitário e até faça uma análise de todo esgoto, para prevenir entupimentos mais sérios.

Desentupimento Profissional Vaso Sanitário


O serviço profissional de desentupimento de vaso sanitário, é feito com equipamentos específicos, e que somente as desentupidoras possuem como no caso da máquina desentupimento, e o desentupidor de vaso sanitário profissional.
Evite piorar a situação do entupimento tentando realizar procedimentos por conta própria.

Quanto Custa o Desentupimento Vaso Sanitário

Regiões Atendidas