O sistema de água encanada e tratamento de esgoto residencial, são um dos pontos fundamentais para bem estar e saúde de uma família.
Em cidades, esses serviços são oferecidos de forma eficaz, porém em regiões rurais, o serviço sofre algumas complexidades e dificuldades, que obrigam os moradores dessas áreas a recorrer a outras formas de abastecimento de água de qualidade e tratamento de esgoto eficiente.
É o caso da utilização de Fossa séptica, antiga, mas importante forma de tratamento de esgoto, utilizada a séculos por conta de sua eficiência.
Porém além da fossa convencional, outras ideias tem sido adotadas na busca de um serviço mais limpo e sustentável, que ofereça mais facilidade de limpeza e ao mesmo tempo garantia de saúde.
A Fossa Biodigestora é uma maneira de tratamento de esgoto moderno e sustentável, que só oferece benefícios. Neste artigo, falaremos sobre a Fossa Biodigestora, o que é, seus benefícios e como é feita a instalação e uso.
Ideia criada em 2001 pela Embrapa- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, A Fossa Biodigestora é uma Fossa que funciona parecida com a Fossa séptica comum, porém com algumas mudanças que fazem dela atualmente, a melhor opção para regiões rurais e que precisam de um sistema de esgoto limpo e que não agrida a natureza.
A Biodigestora foi feita para ser implantada em casas com até 7 moradores e faz com que os dejetos do esgoto se tornem em adubo, não comprometendo o meio ambiente e trazendo mais tranquilidade aos moradores.
Ela funciona basicamente como qualquer outro tipo de fossa séptica, mas com o diferencial de passar pelo processo de biodigestão, uma mistura de esterco de boi para cada 10 litros de água.
Primeiro, ao usar o vaso sanitário, os dejetos ao invés de irem diretamente para a fossa séptica comum, passam pelo tratamento de biodigestão, onde bactérias presentes no esterco, fazem o trabalho de decomposição dos dejetos e quando a caixa está cheia, acontece a segunda etapa de biodigestão, quando ela transborda para uma segunda caixa e faz com que os gases presentes sejam eliminados com mais rapidez.
Por fim, os dejetos agora com os sedimentos prontos, vão para uma terceira e última caixa, onde se tornam em dejetos tratados e que podem ser usados inclusive, como adubo para orgânico.
O grande diferencial desse tipo de fossa, é que ela faz um tratamento em 2 etapas, que retira todos os coliformes fecais, bactérias e nocividade que exista nos dejetos e garante que ele esteja seguro e natural o suficiente para ser descartado na natureza.
A Bio digestão é um processo que leva 120 dias no total e oferece muitos benefícios para a zona rural, que acaba tendo um tratamento de esgoto mais efetivo e sendo melhor aproveitado. Os benefícios da Fossa Biodigestora são:
Um dos pontos que a Fossa Biodigestora possui e que pode ser um ponto negativo, é que não é recomendado a ligação de canos provenientes da cozinha ou lavanderia, por conta do risco de contaminação dos dejetos tratados com sabão, óleo de cozinha usado e outros produtos químicos.
Nesse caso, a dica é fazer uma fossa a parte que seja usado apenas para esse tipo de local ou haja o uso de caixa de gordura, para evitar qualquer tipo de contaminação da fossa biodigestora.
A Fossa Biodigestora é uma forma muito mais sustentável de esgoto, que oferece mais segurança e saúde para as famílias rurais e garantem que o meio ambiente não seja afetado.
Mas assim como qualquer tipo de fossa, a Biodigestora também necessita ser limpa e esgotada, porém um dos pontos vantajosos dela é que a desentupidora acaba tendo mais opções de descarte e que não trazem qualquer tipo de comprometimento ao meio ambiente, sendo que parte dos dejetos retirados podem ser usados para adubo por exemplo.
O esgotamento de fossa é um dos serviços mais eficientes de desentupidora e que garante a limpeza e contínua eficiência da fossa para o uso interrupto. O serviço consiste no uso de caminhão tanque e mangueira especial para retirada de todos os dejetos acumulados na fossa.
As fezes de boi podem ser acrescentadas para aumentar a eficácia da fossa biodigestor e o serviço de esgotamento de fossa se tornar mais barato, já que haverá menos dejetos para serem recolhidos, pois muito pode ser utilizado na lavoura ou plantas.
Ainda assim é necessário fazer a limpeza da fossa biodigestora com regularidade, para que ela funcione com qualidade e por muito tempo, dando ao morador mais tranquilidade e com um sistema mais limpo e sustentável.
Fossa séptica biodigestora: 10 passos para construir a fossa na fazenda