Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

‍COMO É FEITA A LIMPEZA DE CAIXA DE GORDURA E DICAS PARA EVITAR ENTUPIMENTO

Projetada para armazenar gordura, a Caixa de Gordura é um sistema de captura de sujeira, que quando passa a água com a gordura, ela retém a última e deixa a água fluir normalmente, mantendo o encanamento livre de impurezas e a rede de esgoto muito mais correta.

Limpeza  Caixa  de Gordura

A Caixa de gordura é uma ótima iniciativa, pois evita que entupimentos por conta do óleo de cozinha por exemplo, comecem a acontecer em vários pontos das tubulações, e ainda deixa a rede de esgoto mais limpa, com menos lixo residual, sendo bom para o meio ambiente a longo prazo.

Nas novas construções, as Caixa de Gorduras são praticamente obrigatórias, porém nas antigas ainda precisam ser feitas e vale a pena investir nessa reforma, que garantirá um esgoto mais fluido e por mais tempo, mas é preciso sempre manter uma limpeza regular dessa caixa, e neste post, falaremos de seu funcionamento, importância, limpeza e dicas para não sofrer com entupimentos em sua casa.

O que é e como funciona a caixa de gordura

Feita para receber a gordura e dejetos sólidos que são descartados pela pia da cozinha, a Caixa de Gordura é um dispositivo do encanamento que funciona como um sifão, retendo a gordura e deixando a água livre para passar sem grandes impurezas.

A Caixa de Gordura foi criada para que entupimentos causados exclusivamente por gordura de óleo de cozinha por exemplo, não sejam mais motivos para um esgoto obstruído.

Aliás, é uma das maiores causas e a Caixa de Gordura ajuda a evitar esse problema.

Podendo reter entre 18 até 120 litros de dejetos e tendo ainda a caixa de gordura especial, projetada dentro de parâmetros maiores e indicada para locais com grande acúmulo de gordura ou dejetos sólidos como grandes restaurantes.

Assentada sobre areia compactada no fundo da rede de esgoto, a Caixa de Gordura deve ser alinhada e soldado os canos de entrada e saída.

Com aplicação de adesivos plásticos para uma boa vedação, todos os acessórios devem estar nos locais corretos para a boa e correta funcionalidade, principalmente da tampa superior que servirá para retirar os dejetos e limpá-la periodicamente.

A caixa de gordura é sem dúvida uma grande aliada não só contra entupimentos, mas para o meio ambiente. Com menos gordura e lixo na rede de esgoto, a água será tratada da maneira correta e descartada ou reutilizada sem impurezas.

Limpeza da Caixa de Gordura

A gordura é mais leve que a água e quando entra em contato com a caixa de gordura, se retém.

Com o tempo, essa gordura irá endurecer e com outros dejetos, ficará na parte superior da caixa, e é necessário que seja feita uma limpeza regular para evitar transtornos.

Como Limpar a Caixa de Gordura

Entre os transtornos que podem ocorrer, a caixa de gordura poderá transbordar, causar entupimentos das canalizações próximas, escoamento mais lento da água, dejetos que voltam pelo ralo e muito mau cheiro, obrigando a limpeza emergencial.

A dica nesse caso é não deixar chegar a esse ponto, mas ter o hábito de limpá-la com regularidade para evitar esses problemas. Segundo os fabricantes de Caixas de Gordura, é comum que a limpeza seja feita por períodos:

  • A cada 6 meses em residências;
  • A cada 3 meses em apartamentos;
  • Todo mês em restaurantes, bares e lanchonetes de pequeno e médio porte;
  • Toda semana em restaurantes, lanchonetes, bares e locais que utilizem grande quantidade de gordura e descarte de alimentos sólidos.

É importante frisar que estas dicas de periodicidade na limpeza da caixa de gordura é bastante relativa, ou seja, pode haver a necessidade antes ou depois do tempo que sugerimos.

O ideal é que haja uma vistoria da caixa toda semana, para que assim que começar a encher, a limpeza seja realizada.

Para fazer a limpeza, antes de tudo, coloque uma luva de borracha que seja comprida, máscara para o nariz, pois o odor é forte e nada agradável e óculos de proteção.

Use uma roupa velha e calçado fechado.

Pode parecer exagerado o cuidado com a higiene e segurança de sua saúde, mas os dejetos que serão manuseados estarão na rede de esgoto, por isso é importante que tenha essas precauções.

Abra a tampa da caixa de gordura com um pé de cabra e com ajuda de uma espátula, retire a gordura retida na caixa e qualquer dejeto e jogue tudo em sacos de lixo.

Retire o máximo possível e percebendo a fluidez natural da água e sem maiores obstáculos, feche a caixa que estará limpa.

O Que Não Usar Para Limpeza

Jamais jogue água fervente ou soda cáustica na caixa de gordura, pois apesar de amolecer e até corroer parte dos dejetos, eles irão entrar em contato com a rede de esgoto de fato e poderão futuramente comprometê-la, já que a gordura tende a endurecer.

A dica é sempre retirar e nunca colocar os detritos em contato com a rede novamente.

Dicas para evitar entupimentos na rede de esgoto

Independente de ter caixa de gordura ou não, é importante que nossos hábitos sejam de sustentabilidade e evitem problemas com entupimentos, um grande transtorno que pode se tornar em uma tremenda dor de cabeça.

Como Desentupir a Caixa de Gordura

A primeira dica é jamais jogar lixo nas tubulações de esgoto.

Alimentos e gordura na pia, não são boas combinações dentro do encanamento, por isso sempre retire esses dejetos antes de entrarem em contato com a rede de esgoto.

Sempre descarte óleo usado em garrafas e coloque no lixo especializado, ou seja, reciclável ou de coleta especial de óleo, caso haja esse serviço em sua região e nunca no lixo comum.

A gordura ou óleo de cozinha usado são grandes riscos para o meio ambiente, além de se tornarem em imensas massas petrificadas em seu encanamento, entupindo toda rede e gerando muitos contratempos.

Caso haja qualquer tipo de entupimento na rede de esgoto de sua casa, não tente produtos paliativos, principalmente se o problema é grave. Solicite uma desentupidora em sua região que irá analisar a situação e por um orçamento que cabe no seu bolso, resolver o entupimento com garantia e qualidade.

Confira mais posts sobre o assunto aqui no blog e não deixe de saber mais sobre desentupimento da rede de esgoto.

Principais marcas de caixa de gordura.

Hoje no mercado brasileiro, temos 2 marcas principais que fabricam caixa de gordura segue abaixo link do site das empresas.
Tigre Caixa de Gordura
Amanco Caixa de Gordura

Como é Cobrado Limpeza Caixa de Gordura

O serviço para limpeza ou desobstrução de caixa de gordura, geralmente é cobrado por Litro de esgoto sugado da caixa de gordura ou pelo metro da desobstrução, o ideal é o técnico da empresa de desentupimento fazer uma avaliação no local para constatar o que realmente precisa ser feito para solucionar o problema de entupimento.

Empresa Desentupimento de Caixa de Gordura.

Caso esteja buscando uma empresa para a limpeza ou desentupimento de sua caixa de gordura, saiba que esta no lugar certo, somos especializados em desentupimento, contamos com o que há de mais moderno na área do desentupimento, nossos profissionais são qualificados para que você cliente tenha sempre o melhor serviço, com menos transtorno possível, ligue agora ou faça um orçamento online através do chat.

Nossos Parceiros

sabesp



Regiões Atendidas