Na hora que acontece um entupimento de esgoto em sua casa, o que você faz? Algumas pessoas usam desentupidores de borracha, outros tentam um arame para tirar a sujeira e alguns usam receitas caseiras.
Todas essas ações são boas e resolvem entupimentos simples e superficiais, mas quanto mais grave o problema, maior a necessidade de um produto ou serviço especializado, que acabe de vez com a obstrução.
É aí que surgem os produtos químicos que em algumas situações até ajudam, mas geralmente não são muito eficazes, além de trazer vários riscos a saúde e as tubulações.
Saiba quais os 4 produtos químicos mais conhecidos e utilizados para desentupimento, seus riscos e qual a melhor opção para acabar com esse problema.
Geralmente entupimentos residenciais não acontecem da noite para o dia, mas já vem acontecendo a um certo tempo e só é percebido quando o escoamento da água é comprometido.
Maus hábitos como jogar lixo nas tubulações é um dos motivos para haver entupimentos. Outro motivo é que em localidades que passem por enchentes e alagamentos, o esgoto fique cheio de água e sujeira, comprometendo o escoamento normal.
O lixo como restos de alimentos e itens descartáveis como absorventes e papéis higiênicos, podem ser o problema, mas com certeza, a gordura do óleo de cozinha é sem dúvida um dos maiores causadores de entupimentos.
O óleo de cozinha usado forma uma película gordurosa e endurecida, que com o tempo acaba por obstruir as tubulações. Por esse motivo a indicação atual é para o uso de caixa de gordura ou descarte do óleo em locais que reciclem esse produto.
A melhor solução para evitar entupimentos, ainda é a conscientização. Por isso nunca descarte lixo e óleo nas tubulações e no caso de região de alagamentos, tenha esgoto de águas pluviais a parte do esgoto comum, para evitar sobrecarregá-lo.
Com pequenas medidas e hábitos de limpeza e higiene, é possível manter o esgoto sem entupimentos constantes e evitar produtos químicos, é a melhor opção para não ter um problema ainda maior com entupimentos.
Para evitar pagar pelo serviço especializado de uma desentupidora, muitas pessoas fazem uso de produtos químicos na hora de desobstruir tubulações.
Nos casos em que o entupimento ainda é parcial, com algum escoamento de água, ainda que limitado, é possível que esses produtos sejam realmente eficientes. São eles:
Conhecido popularmente como Diabo Verde, o Hidróxido de Sódio é um produto altamente corrosivo que é muito usado para desentupimentos. Por sua ação rápida, o Hidróxido de sódio corrói a sujeira de obstruções, abrindo caminho para água.
Os limpadores biológicos são produtos químicos não corrosivos que são usados para fazer a limpeza e desentupimento de fossas. É a base de bactérias decompositoras que auxiliam as já existentes na fossa, para a degradação mais rápida dos sedimentos decompostos.
Assim como os limpadores biológicos, as enzimas biológicas servem como desentupidor e limpador de tubulações e elas podem ser produzidas em laboratório para o fim que for necessário. É indicado para uso residencial, enquanto os produtos biológicos tem indicação para fossa exclusivamente.
Este é um produto adesivo usado para fazer o escoamento da água e o desentupimento por pressão. Os adesivos possuem boa resistência e quando aplicados, podem mover o lixo que esteja entupimento, fazendo o desentupimento local.
O problema é que geralmente com o tempo, eles acabam oferecendo mais dores de cabeça, já que a composição do produto pode ser arriscada a saúde e a vida, além de destruir o encanamento.
Por conta de seu poder corrosivo, o Hidróxido de Sódio é amplamente utilizado, porém é um produto que requer cuidados, já que pode causar acidentes sérios e até a morte.
O Hidróxido de Sódio pode causar ainda mais entupimentos, principalmente quando entra em contato com óleo de cozinha. Juntos, ambos criam uma espécie de massa que auxilia no entupimento.
Outro ponto é que o Hidróxido de Sódio não pode ser usado sem proteção, ou seja, a recomendação do fabricante é usar luvas, óculos de proteção e jamais usar qualquer outro produto químico junto para não causar uma reação perigosa.
Na pele, o hidróxido de sódio pode causar queimaduras de segundo e terceiro grau. Nos olhos, pode cegar e se inalado, já que possui odor forte, causa náuseas e tontura.
Se ingerido, além de problemas gastrointestinais permanentes, ainda pode causar a morte. Por isso é importante que o produto seja mantido longe de crianças e animais domésticos.
Os produtos biológicos usados em fossas também possuem certa eficiência, principalmente em fossas com pouco sedimento, porém em fossas cheias acaba não sendo indicado seu uso.
Usadas em residências no esgoto da rede pública, as enzimas biológicas podem ser eficazes quando não há entupimentos, pois elas ajudam a manter a limpeza das tubulações, especialmente dos banheiros. Para desentupimentos, praticamente não resolvem o problema.
A ideia é interessante e pode ajudar em pequenos entupimentos, porém quando o problema é muito sério, esses adesivos podem até romper, causando um problema ainda maior.
A dica é nunca utilizar qualquer tipo de produto químico para fazer o desentupimento de esgoto ou fossa, dado os perigos que esses produtos oferecem para saúde, além de serem indicados para entupimentos simples.
No caso de entupimentos mais severos, onde a água não escoa, existe cheiro ruim pela casa e até água suja e sedimentos voltando pelos ralos, é hora de parar de usar paliativos e chamar uma desentupidora no bairro o mais rápido possível, que garantirá a desobstrução e limpeza das tubulações, além da saúde e segurança de sua família.
A desentupidora no bairro possui experiência, pessoal capacitados e equipamentos com tecnologia, para oferecer um serviço rápido e de qualidade para seus clientes. Acesse agora a Desentupidora no Bairro e tenha serviço eficiente com o melhor custo benefício pra você!