Conhecida como ETE- Estação de Tratamento de Esgoto, a rede pública de esgoto de muitas cidades, especialmente das grandes, precisa ter um sistema moderno e com tecnologia para fazer o tratamento de esgoto de forma eficiente e oferecendo o menor risco possível a população e ao meio ambiente.
O Tratamento de Esgoto remove poluentes de características químicas, biológicas e físicas e devolve a água sem impurezas aos rios e reduzindo o impacto ambiental.
Mas como é feito o tratamento de esgoto?
Quais as etapas que a água passa até ficar completamente segura?
Quais os perigos da falta de tratamento de esgoto?
Como a população pode ajudar a preservar o meio ambiente com hábitos conscientes de economia e cuidados com a água e esgoto residencial?
Confira agora as respostas a essas questões.
O Tratamento de Esgoto é tão importante quanto o tratamento da água que consumimos.
Segundo a Lei do Saneamento Básico, Lei 11.445/2007 é direito de todo cidadão a infraestrutura em abastecimento de água e esgotamento sanitário, sendo que este último, ainda possui importância quanto a limpeza urbana e manejo do lixo.
A falta de Tratamento de esgoto, provoca inúmeros problemas que vão além de comprometimentos a saúde. São elas:
Muitas dessas doenças foram completamente erradicadas e outras estão voltando, por conta da falta de recursos em muitas regiões do Brasil e que não provém a população de boa água potável e nem tratamento de esgoto, que a céu aberto, prolifera todo tipo de microorganismo a partir de insetos e contaminar a água com agentes patogênicos.
Além disso, crianças e adultos que vivem em locais que não existe tratamento de esgoto, são pessoas mais carentes de educação e trabalho, tendo defasagem escolar tanto na presença regular quanto nas notas e aprendizado.
Já os adultos, faltam mais ao trabalho por conta de doenças e também não possuem qualificação necessária para competir por melhores empregos.
Essa situação só mostra que a falta de cuidado com a água e esgoto, pode trazer inúmeros malefícios para uma sociedade e portanto, o tratamento de esgoto é fundamental para que cidades inteiras sejam afetadas de modo positivo para um futuro mais promissor.
Na região Metropolitana de São Paulo, a Sabesp- Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, opera uma das maiores estações de tratamento desse tipo no país.
Basicamente, o método utilizado é através do Lodo Ativado, havendo fases líquidas e sólidas durante o processo. O método é antigo mas eficaz desde 1914, quando foi criado na Inglaterra.
O sistema consiste nuca massa biológica que forma blocos recirculantes e colocados em contato com material orgânico e com a presença de micro-organismo aeróbicos. Primeiro, acontece o Gradeamento, etapa que resíduos sólidos de grande proporção e também os menores são retidos por meio de uma barreira.
Depois, o sedimento e o líquido é separado e no Decantador Primário é depositado no fundo, formando um lodo. Depois passa por um processo chamado Peneira Rotativa que após a formação de lodo por decantação, acontece um processo de centrifugação, onde o líquido ficará retido em tanques e os sólidos em lodo.
O esgoto e o lodo ativado são misturados e agitados para serem aerados e depositados em um tanque chamado Tanque de Aeração.
Depois o lodo é enviado para um outro tanque chamado de Decantador Secundário e neste local o esgoto sólido é separado do esgoto tratado, sendo que a parte sólida se deposita enquanto o líquido fica na parte de cima.
Logo após acontece o Adensamento do Lodo que é filtrado e o Condicionamento Químico do Lodo, que é coagulado e desidratado deixando apenas a parte sólida. O líquido extraído vai para um processo de compressão e o que tiver restado do sólido, vai para o Secador Térmico que força a evaporação de qualquer líquido no material.
O sedimento volta ao tanque de aeração e em alguns caso pode ser retirado para um tratamento mais específico.
O esgoto tratado final se torna na conhecida Água de Reuso, onde a água se torna boa para limpeza e não para consumo, economizando assim, as fontes de água limpa e potável.
No interior de São Paulo, a Sabesp possui Estações de Tratamento ligadas a Lagoas especiais de tratamento de esgoto.
Nas regiões de litoral, e em algumas cidades específicas, existem os Emissários Submarinos, que lançam o esgoto tratado direto no mar.
Todo esse tratamento de esgoto garante que 95% da água do esgoto fique limpa, oferecendo aos rios e mares algo sem vestígios de contaminação. Além disso, a água tratada do esgoto pode ser amplamente usada como reuso, para limpeza e com qualidade.
E depois de conhecer como funciona todo o processo e serviço de tratamento de esgoto no Brasil, é importantíssimo que nós ajudemos e evitemos que a rede de esgoto fique ainda mais sobrecarregada, garantindo a qualidade do serviço.
Por isso, evite de jogar restos de alimentos nas tubulações de esgoto e gordura usada, pois no caso da gordura, ela forma placas que endurecem e com o tempo fecham a passagem da água, favorecendo entupimentos.
Nesse caso existem 2 maneiras de evitar o problema: Instalando uma Caixa de Gordura ou reciclando o óleo usado. Em muitas cidades há postos de coleta de óleo usado que reutilizam para fabricação de sabão ou biodiesel.
Já a Caixa de Gordura pode ser instalada na saída do esgoto da cozinha e retém todo óleo usado e restos de alimentos, sendo necessária uma limpeza periódica para qualidade de seu funcionamento.
Nos banheiros, evite descartar absorventes e papel higiênico no vaso sanitário. Esse costume pode entupir o vaso e até comprometer toda rede de esgoto residencial.
Jogue sempre o lixo no lixo e no caso de entupimento de esgoto, chame a Desentupidora no Bairro e solicite um orçamento acessível e serviço rápido e eficiente.