Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Soda Cáustica Desentupimento Saiba Tudo Antes de Usar

Soda Cáustica Desentupimento Saiba Tudo Antes de Usar

Ao primeiro sinal de entupimento, é comum ver muitas pessoas usando todo tipo de produto para fazer a desobstrução.

Na ânsia de resolver o problema e não ter que pagar mais caro com serviços de uma desentupidora, vale tudo para se livrar do entupimento, porém muitas vezes colocando em risco a vida e saúde da própria família.

Soda Cáustica Desentupimento Saiba Tudo Antes de Usar


É o caso de utilizar produtos químicos como o Hidróxido de sódio, mais conhecido como Soda Cáustica. Popular, é um produto eficaz em alguns casos, porém seus perigos são tão grandes que é melhor evitá-lo.

Mas até que ponto a Soda Cáustica é tão perigosa? É realmente possível o desentupimento ao utilizar esse produto? Quais as opções mais seguras na hora de desentupir sem o uso da Soda? Neste artigo falaremos sobre tudo isso e muito mais. Fique com a gente!

O que é Soda Cáustica ?

A Soda Cáustica tem fórmula molecular NaOH, o Hidróxido de sódio é um poderoso produto químico altamente corrosivo, muito utilizado na fabricação de papel, biodiesel e até alimentos. Sendo a base de todos esses itens citados, possui reação diferenciada dependendo da utilização.

O que é Soda Cáustica


No caso do seu uso para desentupimento, a Soda Cáustica é um produto muito conhecido e com uso antigo, tanto que existem no mercado o produto granulado e líquido para facilitar a utilização.

Apesar de ser um produto com uso difundido, a Soda Cáustica é perigosa e não pode ser manipulada de qualquer maneira, porém existem alguns mitos importantes de serem respondidos, para colocar fim a muito receio em seu uso e saber as verdades a respeito desse produto, sabendo como e quando usar de forma segura.

Principais Dúvidas Uso Soda Cáustica

Está com problema de entupimento abaixo você vai ter respostas das principais duvidas antes de usar a soda cáustica.

A Soda Cáustica é eficiente em desentupimentos?

Sim, alguns tipos de entupimentos são solucionados com o auxílio deste produto.

Geralmente entupimentos mais superficiais e localizados, podem ser facilmente desobstruídos com o uso da Soda Cáustica.

Quanto mais obstruído estiver as tubulações de esgoto, menos a Soda Cáustica poderá ajudar. Quando maior o problema, a dica é sempre buscar uma desentupidora que possui equipamentos e profissionais para resolver o entupimento.

Soda Cáustica pode ser usada para qualquer uso?

Não, a Soda Cáustica precisa ser usada com cautela.

Por ser altamente corrosiva, ela pode causar problemas de saúde e até a morte dependendo da forma como é utilizada.

Geralmente é usada em desentupimentos residenciais e algumas pessoas a utilizam também para limpeza de pedras, porém não é recomendado esse uso, sendo melhor a utilização de produtos próprios para esse fim como o ácido inorgânico, usado até na limpeza de piscinas de alvenaria.

Outro uso comum da Soda Cáustica é na fabricação de sabão caseiro. As pessoas que utilizam o produto devem seguir normas de segurança com equipamentos que garantam sua integridade física e evitar de manipular o produto por longos períodos de tempo.

Soda Cáustica é Mesmo Eficiente?

Não. A Soda Cáustica é só eficiente nos casos de desentupimento superficial e localizado e não os entupimentos graves, com obstrução total. Na verdade, a Soda pode até ser prejudicial, aumentando o problema.

Quando em contato com a gordura por exemplo, a Soda pode facilitar o endurecimento dessas placas de gordura e consequentemente causar ainda mais obstrução do encanamento.

Além disso, a Soda Cáustica pode corroer os canos, principalmente se o seu uso for regular, furando as tubulações e causando vazamento de esgoto e infiltrações no piso.

Um uso comum é utilizá-la com água quente, algo que pode causar não só comprometimentos nas tubulações de forma rápida e permanente, além de causar uma reação química perigosa a vida.

Porque usar soda para desentupimento?

A soda cáustica tem sido muito usada para a desobstrução de canos, vasos sanitários, ralos, caixas de gorduras e rede de esgotos.
Em alguns casos a mesma acaba fazendo a desobstrução já que por ser tratar de um produto corrosivo acaba dissolvendo a causa da obstrução.

Soda Caustica Liquida Como Usar?

A soda cáustica líquida já vem pronto para uso, não sendo necessário a mistura com água para o seu uso no desentupimento.

Soda Cáustica Escamas Como Usar?

A soda cáustica escamas (granulada) pode ser misturada com água quente ou fria, ou pode ser jogada diretamente no local com entupimento onde já contenha água.

Corrói cabelo?

É muito comum o uso deste produto para desobstrução de ralos de banheiros, mas que as pessoas não sabem é que se obstrução for causada por cabelo dentro da tubulação, a soda cáustica não irá destruir este tipo de material.

Água quente ou fria para misturar?

Indiferente da água estar quente ou fria o poder de corrosivo da soda cáustica é o mesmo, então faça o uso da forma que achar mais eficiente.

Corrói Pano?

A soda cáustica correi pano, não é um processo muito rápido, geralmente o produto atingido por este produto acaba ficando fraco e rasgando com maior facilidade.

Derrete Cano Plástico PVC?

É muito comum o comentário dizendo que a soda cáustica vai derreter o encanamento plástico de esgoto, isso não passa de um mito pois este produto não tem capacidade de corroer o tubo de esgoto de pvc.

Como Usar Para o Desentupimento

A utilização da Soda Cáustica, quando necessário, deve ser feita com o máximo de cuidado, usando luvas para evitar queimaduras nas mãos, óculos de proteção para evitar qualquer respingo do produto nos olhos e máscara para diminuir a inalação.

Desentupimento Pia Cozinha?

Para desentupimento pia cozinha, primeiramente tire o máximo possível de água de dentro da pia, pois queremos que fique somente água dentro do ralo da pia cozinha.

Jogue a soda cáustica dentro da pia o mais concentrado possível no ralo de saída, em poucos minutos observara que a gordura começa a subir em direção a cuba.

Após 10 minutos encha a pia de água e observe para ver se o desentupimento foi resolvido, caso ainda persista o entupimento use um desentupidor de borracha para término da desobstrução.

Desentupimento Vaso Sanitário?

Para desentupimento de vaso sanitário indicamos soda líquida, jogue o produto diretamente no vaso obstruído, de preferência 500 ml de soda líquida, aguarde cerca de 10 minutos.

Observe se o vaso sanitário baixou o nível de água, e de descarga bem devagar para confirmar a desobstrução.

Lembrando que caso o motivo de entupimento seja queda de produto este procedimento não funcionará, sendo indicado a retirada do vaso para a desobstrução.

Desentupimento Ralo Banheiro?

Para desentupimento do ralo de banheiro jogue a soda diretamente no ralo, aguarde cerca de 10 minutos e observe se o entupimento ainda persiste.

Caso ainda haja o entupimento, pegue um desentupidor grande para ralo e faça movimento sobe e desce, para finalização do desentupimento.

Em casos de entupimento de ralo de banheiro é muito comum que o problema seja causado por cabelo dentro do encanamento, e a soda cáustica não dissolve este material.

Sugerimos que coloque uma luva e com a mão verifique a saída do ralo se certificar que o problema não esteja dentro do ralo.

Desentupimento Cano Esgoto?

Em caso de entupimento cano de esgoto, jogue o produto no encanamento entupido e aguarde cerca de 30 minutos e verifique se ainda existe o entupimento

Caso ainda esteja entupido faça mais uma nova aplicação do produto e aguarde cerca de mais 30 minutos.

Geralmente entupimento em esgoto é causado por acúmulo de sujeira, e muitas vezes o entupimento está localizada dentro da caixa de esgoto, nesses casos o ideal é fazer a desobstrução contratando uma empresa de desentupimento.

Quais os perigos da Soda Cáustica

Sempre ao entrar em contato com o produto deverá se proteger usando luva e óculos de proteção.


Este produto em contato com a pele causa queimadura e lesões graves, caso aconteça lave o local com bastante água corrente e em caso de irritação procure um posto médico mais próximo.

O grande perigo da Soda Cáustica é seu poder corrosivo que pode causar desde pequenas irritações na pele e mucosas, até queimaduras e no caso de ingestão acidental a morte.

Quais os outros problemas que a Soda Cáustica causa?

A Soda Cáustica pode, além de comprometer a saúde e até levar a morte, também contaminar a água e dificultar seu tratamento, causando um sério desequilíbrio ambiental.

Porque não devo usar soda em meu encanamento?

Este produto ao entrar em contato com esgoto que contenha gordura acaba gerando uma reação química, onde é criado um produto de aparência branca, e regida dentro do encanamento.

Com isso acaba piorando a obstrução do encanamento, essa reação é a mesma de quando é feita o sabão na indústria.

Desentupidoras advertem a não usar Soda Cáustica para fazer desentupimentos

Ao evitar acionar uma desentupidora por conta de custos, é possível que você esteja colocando a sua saúde e de sua família em risco ao usar Soda Cáustica, além de causar um problema ainda maior nas tubulações.

As desentupidoras advertem a seguir hábitos de higiene e cuidado que não comprometam as tubulações de esgoto, e uma dessas dicas é evitar descartar no vaso sanitário e qualquer ralo residencial o lixo residual dos ambientes.

Resto de sabonetes, fios de cabelo e fio dental, absorventes e papel higiênico, são alguns dos maiores causadores de entupimentos, então o descarte correto evita esse problema.

Outra dica das desentupidoras é não deixar que o entupimento se torne algo grave.

Ao menor sinal de entupimento, faça a limpeza básica e observe, evitando o uso de Soda e qualquer outro produto químico e fazendo uso de alguma das dicas de desentupimento citados.

Caso o problema não resolva, é hora de chamar uma desentupidora que saberá como solucionar a situação e o melhor, com preço acessível e garantia.

Caso tenha algum tipo de entupimento faça um orçamento através do telefone, aqui cobramos por metro o desentupimento é preço justo.

Onde encontrar?

A soda escamas é muito comum ser encontrada em grandes redes de varejo, supermercados, como no submarino.

A soda líquida já não é tão fácil encontrar já que a sua venda é restrita a indústria química, mas é muito comum ser encontrada em casas especializadas em produtos de limpeza.

Existem produtos similares a Soda Cáustica?

Infelizmente no mercado, não existe ainda um produto similar a Soda Cáustica que consiga desobstruir esgoto entupido, porém existem outras maneiras caseiras de resolver o problema, quando este é algo ainda simples de resolver.

Por exemplo, usando um desentupidor comum de vaso sanitário, é possível movimentar a sujeira através da sucção e soltá-la do lugar, eliminando o entupimento.

Outra forma é com o uso de uma mangueira bem comprida e com boa pressão, que pode fazer com que a desobstrução seja eliminada.

Usar um arame bem firme e com uma curvatura na ponta, pode ajudar a tirar a sujeira do caminho das tubulações, e nesse caso é ideal para desentupimento de ralos externos, internos e de pias.

Regiões Atendidas