Muito mais do que uma simples cobertura residencial, o telhado possui outras funções como proteger da chuva, raios solares, além de ser perfeito como um sótão para armazenar produtos.
O telhado pode ser feito de inúmeros materiais diferentes, porém na hora da instalação e os acessórios usados posteriormente, poderão fazer a diferença, garantindo ou não, a qualidade do serviço, principalmente no caso de chuvas fortes.
No período das chuvas mais fortes, é preciso cuidar para evitar entupimentos nas calhas e ralos, além de uma boa impermeabilização e vistoria das telhas. Veja como resolver problemas de telhados e evite entupimentos e infiltrações.
Existem vários tipos de telhados no mercado e a melhor opção é aquela que combine com o estilo da edificação. Alguns dos modelos mais comuns no Brasil são:
As telhas são feitas com materiais variados, como:
As telhas de Fibrocimento possuem o mesmo estilo e material similar das telhas de amianto, sendo baratas e de simples instalação. O grande problema desse material é ser suscetível a rachaduras e favorecer infiltrações;
Por exemplo, as telhas de vidro, podem ser idênticas as de barro, porém encaixadas em alguns lugares estratégicos para oferecer mais claridade. O policarbonato é um material resistente, oferece boa transparência e cobertura e indicado para telhados retráteis de quintais e áreas de lazer.
Independente do tipo de telhado, uma hora ou outra pode haver infiltrações e entupimentos nas calhas ligadas ao telhado. Dependendo da inclinação e do número de águas do telhado, é possível que em uma chuva ou vento forte, alguma telha saia do lugar e deixe a área suscetível a entrada de água.
Outro problema comum em telhados, são calhas entupidas. Calha é um dispositivo colocado em toda lateral do telhado, e serve para não deixar que a água da chuva infiltre nas paredes da residência e ainda serve para facilitar o escoamento da água.
Em geral, as calhas devem ser instaladas com os rufos, outro dispositivo que tem a função de dar acabamento no alto da parede que faz a junção com o telhado, evitando ainda mais problemas com infiltrações.
Ambos são importantes para garantir o bom funcionamento do telhado, porém é necessário sempre dar manutenção, principalmente na calha, que pode receber muita sujeira e com o tempo, entupir.
Os entupimentos nas calhas podem ser por causa de pó ou o mais comum, que são as folhas de árvores. Nesse caso é preciso fazer uma limpeza em toda calha e faze, também, a limpeza do cano ligado a calha e ao ralo para o esgoto de águas pluviais, em casos mais graves será necessário chamar uma desentupidora.
O telhado deve ser uma calha com um cano que é ligado a um ralo para caixa de águas pluviais. Este tipo de ligação é para evitar que a água da chuva entre em contato com o esgoto residencial.
Em grandes cidades, a ligação de Águas Pluviais é muito comum e oferece não só menos problemas com alagamentos e enchentes e, também, com a contaminação da água.
É de grande importância que o ralo para a caixa de águas pluviais esteja sempre limpo e sem qualquer tipo de entupimento, pois isso facilita a vazão da água em dia de chuvas mais fortes.
Observe também se este ralo, que geralmente possui ligação direta com a queda d´água do telhado, possui tamanho suficiente para comportar a quantidade de água proveniente do telhado.
Na hora de construir o telhado, esses pontos devem ser observados para evitar problemas futuros, por isso é importante analisar, junto da prefeitura, o mínimo e máximo aceitável de inclinação do telhado e quais os tipos de encanamento para cada um.
Outro ponto que deve ser analisado, é a inclinação do piso que não pode ser reta ou contrária ao ralo. Durante a construção do contra piso, é primordial que a haja escoamento natural da água em direção ao ralo, para que nos dias de chuvas fortes, o telhado, calhas e ralos consigam desempenhar suas funções corretamente.