Tem notado que sua conta de água está com valores mais elevados? O consumo de água, no entanto, se mantém o mesmo em seu imóvel?
Você já parou para pensar que os valores exorbitantes de sua conta, podem ser gerados, devido ao vazamento de água?
Muitos fatores podem levar a ocorrência desse fato, como por exemplo, a má estrutura da tubulação, falta de manutenção do sistema hidráulico e encanamento, bem como projeto hidráulico incoerente à estrutura do imóvel.
Como em boa parte das vezes, o vazamento de água não é detectado visualmente, ou seja, ele está escondido em furos e fissuras nos canos, em paredes ou pisos, por exemplo, somente com a solicitação de um serviço como o de caça vazamentos é possível identificar o ponto de fuga da água.
A grande questão, no entanto, em relação ao desperdício de água devido o vazamento é: quem paga a conta?
Será que você, mesmo que não tenha utilizado a água, deverá arcar com esse custo totalmente?
E quando se trata de um imóvel alugado? O inquilino é quem deve ser responsabilizado por esse prejuízo?
Abordaremos, a seguir, essas e demais questões relacionadas ao vazamento de água. Descubra quem paga a conta nesses casos.
11 FORMAS DE LOCALIZAR VAZAMENTO DE ÁGUA EM RESIDÊNCIAS E APARTAMENTOS
Quanto Custa o Serviço de Caça Vazamento
Aparelho localização de vazamento água
Empresa Caça Vazamento de Água
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o desconto que a Sabesp, em tese, deve promover ao proprietário do imóvel com vazamento de água, não é mesmo?
Isso seria um mito ou verdade?
Antes de responder esse questionamento, é preciso identificar onde o vazamento está ocorrendo.
De acordo com a legislação, todo vazamento ou ruptura que ocorra do registro de água (cavalete) para a rua, é de inteira responsabilidade da empresa de abastecimento de água, ou seja, no caso, da Sabesp.
Sendo assim, a empresa é obrigada a oferecer desconto de cerca de 50% na conta cujo vazamento seja verificado dentro da área correspondente à responsabilidade da Sabesp.
Mas há ainda outras questões que envolvem o tema. Partindo do suposto que há um vazamento interno em sua casa, por exemplo. O que você deve fazer?
O ideal e solicitar o serviço de caça vazamento de uma empresa especializada. Essa empresa também deverá realizar o reparo no vazamento, o que consequentemente normalizará o valor de sua conta de água.
Porém, se o valor continuar alto, o problema pode ser no registro ou até mesmo na medição realizada pela empresa fornecedora de água.
Nesse caso, o cliente poderá contestar a conta, notificando a empresa do ocorrido e mostrar um laudo que comprove que não há vazamentos internos.
Outra dúvida recorrente sobre vazamentos e conta de água elevada, diz respeito a questão que envolve um imóvel alugado.
Supondo que o motivo da conta elevada é um vazamento, quem deverá pagar a conta nesse contexto?
O inquilino, que usufrui do imóvel no momento, ou o proprietário do mesmo?
Embora em muitas situações, é comum que a responsabilidade seja direcionada ao proprietário do imóvel, pois em boa parte dos casos, se trata de um problema de estrutura da tubulação do imóvel, o ideal é que tanto o inquilino quanto o proprietário entrem em um acordo, dividindo o excedente da conta.
A lei do inquilinato diz que o inquilino que causar algum dano estrutural ou se vier a ocorrer em acessórios hidráulicos instalados no imóvel, ele deve ser responsabilizado.
A mesma lei diz que se houver, no entanto, algum dano estrutural por defeito no imóvel, o mesmo deve ser comunicado imediatamente ao proprietário, que então deve tomar as medidas necessárias para sanar o vazamento de água no local.
Se os problemas de vazamento e de estrutura forem anteriores à locação, a responsabilidade é do proprietário.