Skip to content

Chuveiro Sem Pressão de Água

novembro 1, 2021
Chuveiro Sem Pressão de Água

Chuveiro sem pressão de água Saiba os Motivos e a Solução deste Problema

A pressão de água do chuveiro de sua casa está deixando a desejar? Se você tem percebido uma diminuição significativa da pressão do chuveiro, é bom dar uma verificada, pois muitos podem ser os motivos, desde problemas na rede de abastecimento, encanamento residencial ou mesmo o chuveiro que pode estar apresentando algum defeito.

A pressão de água do chuveiro é fundamental para um banho satisfatório, pois é ela que impulsiona a água e quando ela diminui muito, além do banho, ainda pode comprometer o chuveiro e elevar o custo da água e da energia elétrica, no caso dos chuveiros elétricos. 

Se o problema em sua casa é um chuveiro sem pressão, vamos dar dicas de como aumentar a pressão de água do chuveiro e acabar com essa situação rapidamente, em alguns casos com medidas simples para um banho melhor. 

Os possíveis problemas de pressão de água do chuveiro

Os possíveis problemas de pressão de água do chuveiro

A pressão do chuveiro quando está abaixo do normal é um transtorno e torna os banhos menos satisfatórios, mas o problema pode ter várias causas diferentes. Dentre elas, as X mais comuns:

  • Obstrução nas tubulações

A corrosão dos canos pode causar obstruções, e isso ocorre principalmente em canos de ferro fundido, mas também pode haver depósitos de calcário em canos de PVC, e isso ocorre se caso a água não estiver com seu tratamento correto ou ter sido utilizado muitos aditivos para evitar a impureza da água. 

A incrustação calcária é a composição de magnésio e cálcio que apesar de ser benéfica a saúde, em excesso e dentro das tubulações, pode causar um acúmulo que com o tempo causa a corrosão e impede que a água passe totalmente, causando a obstrução e nos casos mais graves, provocando vazamentos no encanamento

  • Canos incompatíveis para uso no sistema hidráulico

Canos hidráulicos para uso no banheiro devem ter as polegadas corretas e se forem muito estreitos, podem comprometer o fornecimento de água. Além disso, caso apareçam vazamentos ou obstruções, fica mais desafiador encontrar o problema e fazer a manutenção para modelos maiores. 

  • Caixa d´água instalada muito baixa

A pressão da água também é comprometida quando a caixa d’água está instalada muito baixa, fazendo com que a água não tenha força e pressão e quanto mais próximo o local da caixa, menor será a pressão. Se a casa for um sobrado, provavelmente o banheiro e a cozinha no primeiro pavimento terão uma pressão melhor que os banheiros do segundo andar.  

Existe ainda outra situação, quando o chuveiro está instalado em uma altura que seja no mínimo 1 metro da saída de água da caixa para que a pressão seja o mais livre e forte possível. 

  • Bairro distante ou muito elevados 

Bairros muito distantes dos reservatórios de tratamento de água, são abastecidos pois estes locais possuem bombas que fazem o fornecimento e a alta pressão para que todos possam ter água sem restrições. 

O problema, porém, é que em alguns casos ao chegar nas casas, principalmente em bairros muito elevados, como em morros ou apartamentos em prédios muito altos, a água pode ter dificuldade de pressão de chegar até a caixa d ‘água e nesses apartamentos. 

  • Baixa pressão da água da rua

Como foi dito anteriormente, ao chegar em casas elevadas, é possível que a pressão da água já não seja muito alta, comprometendo o fornecimento. 

Outro fator que deve ser observado é a caixa d ‘água e calcular a altura que ela está disposta, pois se estiver muito alta, a água que vem da rua terá problemas de pressão para levar a água até a caixa.

E com tantas situações complicadas que podem ser a causa aí em sua casa, veja as soluções e onde buscar ajuda profissional para a manutenção da rede hidráulica residencial. 

Como solucionar e aumentar a pressão da água do chuveiro

Como solucionar e aumentar a pressão da água do chuveiro

Existem muitas formas de resolver o problema de pressão da água do chuveiro. Eis algumas orientações para você não passar mais dores de cabeça com banhos sem pressão:

  • Use um chuveiro com pressurizador

Os chuveiros com pressurizadores são perfeitos para resolver o problema de residências com baixa pressão de água. O chuveiro com pressurizador é eletrônico e faz o controle da pressão e temperatura de maneira automática. O chuveiro possui um dispositivo que aumenta consideravelmente a pressão e torna o banho melhor.

Mas atenção: chuveiros com pressurizadores só podem ser instalados desde que o sistema elétrico do banheiro suporte a carga elétrica e pressão, pois caso contrário, pode causar choques e a queima do aparelho. 

  • Válvula transferidora de pressão

a válvula transferidora de pressão é indicada para ser instalada na caixa d’água e permite que a pressão da rua seja transferida para todos os ambientes hidráulicos da casa. 

O uso deste dispositivo é viável quando a pressão da rua é baixa ou da caixa para o resto da casa, sendo percebido uma grande melhora em torneiras e peças hidráulicas. Barato e pequeno, se encaixa perfeitamente nas conexões da caixa e sem custo elétrico, apenas melhorando a vazão e a pressão hidráulica. 

  • Pressurizador residencial

O pressurizador residencial é um tipo de bomba que aumenta a pressão da água. Ele funciona com o giro de um pequeno motor e que causa a pressão com o acionamento de seu sistema, seja ele manual ou elétrico. 

  • Uso de canos corretos, inclusive para água quente

Os canos hidráulicos devem ser sempre em PVC, material resistente, de fácil instalação e barato, perfeito para água fria. Já se a intenção é ter tubulações para água quente, é preciso canos específicos, inclusive em PVC mais resistente como o CPVC ou em cobre, que evita vazamentos de água.

  • Busque auxílio profissional 

Para a instalação de pressurizadores, para fazer a manutenção e conserto de canos com vazamentos, é preciso de auxílio profissional, Chame a Desentupidora No Bairro e acabe com problemas hidráulicos em sua casa com rapidez, preço baixo e garantia. 

Rate this post

OrçamentoLigue Agora
+ +
Dúvidas
Orçamento?
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp