Como Evitar o Entupimento do Vaso Sanitário

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Compartilhe Estamos Nas Redes Sociais

como-evitar-o-entupimento-do-vaso-sanitario

Como evitar o entupimento do Vaso Sanitário

Mas afinal, o que leva ao entupimento de vaso sanitário?

Antes de entender o que leva ao entupimento é preciso saber também como os vasos sanitários funcionam.

Toda privada depende de dois diferentes componentes para garantir o seu bom e pleno funcionamento: o sifão e a própria descarga de água.

O sifão consiste em um tubo curvado, sendo a sua principal responsabilidade a de controlar a quantidade de água que sai do vaso sanitário. Em seu bom funcionamento, a água não transborda e nem sequer seca.

O outro componente é a descarga da água. Quando a puxamos, a água desce em alta intensidade e força, o que permite que os resíduos entrem no cano e possam ir ‘água abaixo’. No nosso país, cada descarga efetuada usa a média de 6,8l de água. Algumas privadas mais modernas contam com um sistema que utilizam menos água (cerca de 3 a 4 litros) para descer a urina, e entre 7 a 8 para as fezes.

Com a ‘energia’ utilizada pela descarga para fazer com que a água flua intensa e rapidamente pelo cano (sifão), todos os detritos são levados junto. Em um funcionamento correto e pleno, em questão de instantes a água voltará à altura do sifão, permanecendo apenas ao fundo do vaso sanitário. Esse nível é constante e, inclusive, fundamental para que o cheio de esgoto não ‘suba’ para o banheiro.

E o entupimento, como acontece?

O entupimento de vasos sanitários pode ocorrer por uma série de motivos. São eles:

1. Queda de objetos dentro do vaso. Entre eles, alguns exemplos são aqueles pequenos utensílios de limpeza instalados na lateral do vaso sanitário.

2. Descarte de absorventes, papéis higiênicos, alimentos, fraldas, cigarros ou outros dentro do vaso sanitário;

3. Problemas no encanamento;

4. Escolha de vasos sanitários inapropriados para a arquitetura da sua residência/comércio.

Quando o entupimento ocorre por conta de objetos, papéis higiênicos ou outros que são descartados no interior do vaso sanitário, geralmente o serviço de desentupi-lo implica na necessidade de remover os objetos do sifão ou até mesmo na remoção completa da privada (caso a tentativa anterior não seja possível).

[ads1]

Dicas para evitar o entupimento do vaso sanitário

Para evitar que o seu vaso sanitário entupa algumas dicas são:

1. Evite utilizá-lo como local para descarte de quaisquer tipos de objetos ou itens, como papel higiênico, cotonetes, fraldas ou absorventes descartáveis, bitucas de cigarro e assim por diante. Lembre-se de jogar esses itens sempre no cesto de lixo.

2. Crie na sua família a consciência de que o vaso sanitário não deve ser considerado uma lixeira. Se por outro lado o vaso estiver em um estabelecimento comercial, a melhor forma de criá-la é por meio da instalação de placas de conscientização para manter o ambiente sempre limpo.

3. Realize, de períodos em períodos, a manutenção dos encanamentos. Ela se torna ainda mais importante para os que moram em apartamentos ou mantém seus estabelecimentos comerciais em prédios – uma vez que um pequeno problema no encanamento pode gerar um grande estrago.

4. Que tal utilizar desodorantes sanitários líquidos? Além de acabar com o mau cheiro no vaso sanitário, o risco de que ele venha a ser entupido é mínimo. Por outro lado, os desodorantes instalados nas laterais ou em pedra podem acabar impedindo que a água desça quando a descarga é acionada. Dependendo da pressão da água, eles podem se descolar ou se partir em vários pedaços. Com a versão líquida você elimina por completo esse problema.

5. Tome cuidado com o cabelo

Cabelos em grande quantidade, se jogados no vaso sanitário, podem se tornar um dos grandes responsáveis pelo entupimento do cano. Sendo assim, se o seu banheiro estiver cheio de cabelos, junte-os e os descarte dentro do cesto de lixo, mas nunca no vaso sanitário ou pia.

6. Jamais jogue preservativos no vaso

Descartar camisinhas no vaso sanitário é, infelizmente, uma atitude ainda comum. Porém, ela precisa ser evitada para que o bom funcionamento da privada não seja prejudicado. A melhor forma de jogá-las fora é colocando dentro de um saco plástico, e posteriormente, colocando-o dentro de qualquer lixo comum.

Lembre-se que jogar preservativos no vaso sanitário implica não só no entupimento do mesmo, como também, é uma das principais razões para o transbordamento de esgotos.

De modo geral, manter cuidados relacionados à higiene é a melhor forma de evitar que o seu vaso sanitário seja entupido. Criar hábitos higiênicos em sua família ou no seu estabelecimento comercial, como já citado anteriormente, é uma garantia de que o entupimento não venha (ou volte) a ocorrer.

Mas, lembre-se: caso o entupimento de vaso sanitário ocorra, é necessário contratar uma empresa especializada no desentupimento o quanto antes, para evitar problemas relacionados à sua saúde e comodidade. Neste caso, não hesite em entrar em contato com as empresas cotadas anteriormente.

Parceiros

Sabesp  Saae

Como Evitar o Entupimento do Vaso Sanitário
4 (80%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *