Skip to content

Fossa Biodigestora

banner super novo

Fossa Biodigestora: o que é, benefícios e como instalar em sua residência

O sistema de água encanada e tratamento de esgoto residencial, são um dos pontos fundamentais para bem estar e saúde de uma família. 

Fossa Biodigestora o que é, benefícios e como instalar em sua residência

Em cidades, esses serviços são oferecidos de forma eficaz, porém em regiões rurais, o serviço sofre algumas complexidades e dificuldades, que obrigam os moradores dessas áreas a recorrer a outras formas de abastecimento de água de qualidade e tratamento de esgoto eficiente.

É o caso da utilização de Fossa séptica, antiga, mas importante forma de tratamento de esgoto, utilizada a séculos por conta de sua eficiência. Porém além da fossa convencional, outras ideias tem sido adotadas na busca de um serviço mais limpo e sustentável, que ofereça mais facilidade de limpeza e ao mesmo tempo garantia de saúde.

A Fossa Biodigestora é uma maneira de tratamento de esgoto moderno e sustentável, que só oferece benefícios. Neste artigo, falaremos sobre a Fossa Biodigestora, o que é, seus benefícios e como é feita a instalação e uso.

Fossa Biodigestora- O que é e como funciona

Ideia criada em 2001 pela Embrapa– Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, A Fossa Biodigestora é uma Fossa que funciona parecida com a Fossa séptica comum, porém com algumas mudanças que fazem dela atualmente, a melhor opção para regiões rurais e que precisam de um sistema de esgoto limpo e que não agrida a natureza.

Fossa Biodigestora- O que é e como funciona

A Biodigestora foi feita para ser implantada em casas com até 7 moradores e faz com que os dejetos do esgoto se tornem em adubo, não comprometendo o meio ambiente e trazendo mais tranquilidade aos moradores. 

Ela funciona basicamente como qualquer outro tipo de fossa séptica, mas com o diferencial de passar pelo processo de biodigestão, uma mistura de esterco de boi para cada 10 litros de água. 

Primeiro, ao usar o vaso sanitário, os dejetos ao invés de irem diretamente para a fossa séptica comum, passam pelo tratamento de biodigestão, onde bactérias presentes no esterco, fazem o trabalho de decomposição dos dejetos e quando a caixa está cheia, acontece a segunda etapa de biodigestão, quando ela transborda para uma segunda caixa e faz com que os gases presentes sejam eliminados com mais rapidez. 

Por fim, os dejetos agora com os sedimentos prontos, vão para uma terceira e última caixa, onde se tornam em dejetos tratados e que podem ser usados inclusive, como adubo para orgânico.

O grande diferencial desse tipo de fossa, é que ela faz um tratamento em 2 etapas, que retira todos os coliformes fecais, bactérias e nocividade que exista nos dejetos e garante que ele esteja seguro e natural o suficiente para ser descartado na natureza.

Benefícios da Fossa Biodigestora

A Bio digestão é um processo que leva 120 dias no total e oferece muitos benefícios para a zona rural, que acaba tendo um tratamento de esgoto mais efetivo e sendo melhor aproveitado. Os benefícios da Fossa Biodigestora são:

Benefícios da Fossa Biodigestora

  • Dejetos transformados em adubo– O interessante em todo o processo de biodigestão é que as bactérias usadas para decomposição são provenientes de fezes de bovinos e por isso, elas se tornam menos nocivas para o meio ambiente; 
  • Não gera odor– Geralmente, fossas sépticas possuem um odor característico de fezes e por esse motivo é recomendado que seja instalada o mais longe possível da residência, por volta de 4 metros. No caso da fossa Biodigestora, o odor é praticamente nulo, já que passa por processos que retiram os coliformes fecais que dão o odor desagradável;
  • Eficaz contra ratos e outras pragas– É muito comum que próximo de fossas sépticas, sejam encontrados criadouros de ratos ou muitos insetos como moscas e baratas. No caso da fossa Biodigestora, não existem esses ninhos nem proliferação de insetos, oferecendo mais segurança e saúde a família;
  • Custo viável– O custo de um sistema biodigestório é bastante acessível, sendo possível fazê-lo com 3 caixas de pvc de 500 ou 1000 litros ou construindo as caixas com cimento;
  • Amigável ao meio ambiente– Pelos dejetos serem decompostos por fezes de bovinos e transformado em adubo, o sedimento possui nutrientes benéficos para lavouras e pode ser usado em pequenas hortas ou mesmo em comunidades pequenas, quando feito um sistema biodigestório maior. O material orgânico no final do processo possui nitrogênio, fósforo e potássio, excelentes para a natureza. 

Um dos pontos que a Fossa Biodigestora possui e que pode ser um ponto negativo, é que não é recomendado a ligação de canos provenientes da cozinha ou lavanderia, por conta do risco de contaminação dos dejetos tratados com sabão, óleo de cozinha usado e outros produtos químicos.

Nesse caso, a dica é fazer uma fossa a parte que seja usado apenas para esse tipo de local ou haja o uso de caixa de gordura, para evitar qualquer tipo de contaminação da fossa biodigestora. 

Limpeza e conservação da Fossa Biodigestora

A Fossa Biodigestora é uma forma muito mais sustentável de esgoto, que oferece mais segurança e saúde para as famílias rurais e garantem que o meio ambiente não seja afetado.

Limpeza e conservação da Fossa Biodigestora

Mas assim como qualquer tipo de fossa, a Biodigestora também necessita ser limpa e esgotada, porém um dos pontos vantajosos dela é que a desentupidora acaba tendo mais opções de descarte e que não trazem qualquer tipo de comprometimento ao meio ambiente, sendo que parte dos dejetos retirados podem ser usados para adubo por exemplo.

O esgotamento de fossa é um dos serviços mais eficientes de desentupidora e que garante a limpeza e contínua eficiência da fossa para o uso interrupto. O serviço consiste no uso de caminhão tanque e mangueira especial para retirada de todos os dejetos acumulados na fossa. 

As fezes de boi podem ser acrescentadas para aumentar a eficácia da fossa biodigestor e o serviço de esgotamento de fossa se tornar mais barato, já que haverá menos dejetos para serem recolhidos, pois muito pode ser utilizado na lavoura ou plantas. 

Ainda assim é necessário fazer a limpeza da fossa biodigestora com regularidade, para que ela funcione com qualidade e por muito tempo, dando ao morador mais tranquilidade e com um sistema mais limpo e sustentável. 

Veja Também

Fossa séptica biodigestora: 10 passos para construir a fossa na fazenda

OrçamentoLigue Agora
+ +
Don`t copy text!
Dúvidas
Orçamento
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp