Skip to content

Manutenção Preventiva Esgoto Condomínios

banner super novo

Manutenção Preventiva Esgoto Condomínios

Os novos condomínios geralmente possuem ligação direta com a rede de esgoto, porém os mais antigos ainda podem usar sistema de esgoto por fossa séptica, que geralmente oferece menos comprometimento da rede pública.

Manutenção Preventiva Esgoto Condomínios

Mas independente do tipo de sistema de esgoto utilizado, é importantíssimo que a limpeza de esgoto em condomínios siga dentro das normas e com regularidade, pois desta forma haverá menos transtornos com entupimentos ou vazamentos hidráulicos. 

Veja: Condomínios novos – Dicas e orientações

A limpeza de esgoto em condomínios deve ser feita por desentupidora especializada e neste artigo, será falado como é feita, quando deve ser realizada e quais os pontos mais importantes da inspeção para garantir um serviço de esgoto com qualidade a todos moradores.

Entupimentos de esgoto em condomínio

Para entender como acontecem entupimentos de esgoto em condomínios, é importante frisar que o sistema de esgoto e sua limpeza é bem diferente do que é feito em uma residência comum.

Entupimentos de esgoto em condomínio

Existem dois tipos de esgoto em condomínios: aquele que é ligado diretamente a rede pública e os que possuem as ETE´s- Estação de Tratamento de Efluentes própria. No primeiro caso, a rede de esgoto do prédio é ligado diretamente ao esgoto público.

Já o segundo caso se refere a um local específico onde é feito o acúmulo de dejetos e que deve ter uma limpeza periódica por desentupidora. As Etes são como grandes fossas sépticas. 

Veja: 35 ideias para colocar em prática no condomínio

As etes podem ser um alternativa interessante para grande condomínios, pois oferece mais sustentabilidade e evita que a rede de esgoto pública tenha grande comprometimento por conta do volume de dejetos.

Tanto no primeiro como no segundo caso, existem os perigos de entupimentos de esgoto, que acontecem por conta de dejetos ou lixo acumulado, além de óleo de cozinha usado, que são além de contaminantes, causadores de obstruções.

O entupimento do esgoto pode ocorrer num primeiro caso na pia ou vaso sanitário dos apartamentos, pode acontecer de haver obstruções nos ramais ou tubulação principal do esgoto ou no esgoto jogado na rua ou na ete.

Como funcionam as ETE´s

Enquanto uma fossa séptica comum funciona com bactérias anaeróbicas que decompõem os dejetos e criam sedimentos que podem ser posteriormente retirados, para que o processo recomece novamente.

Estação Tratamento de Esgoto

As ETE´s (Estação Tratamento de Esgoto) funcionam com algumas semelhanças, porém com etapas diferenciadas que podem oferecer até mais sustentabilidade e menos agressão ao meio ambiente.

Veja: 101 dicas para um condomínio eficiente

Os condomínios que possuem ETE´s , devem ter um serviço especializado de desentupidora para auxiliar nesses processos e evitar que aconteçam entupimentos ou contaminações ao longo desses métodos. As Ete’s funcionam da seguinte maneira:

  • Detritos e dejetos da cozinha e banheiros saem do apartamento e vão para uma área chamada estação elevatória. Nela, existe um processo chamado gradeamento, onde o sólido e líquidos são separados;
  • A desentupidora age neste momento do processo, limpando todos os dejetos sólidos e deixando que o líquido passe por um processo de decantação e processado para os tratamentos posteriores;
  • O líquido vai para reatores, onde acontece o processo de biodigestão, sendo este líquido aerado e deixando o esgoto mais purificado. Neste processo, ainda é possível encontrar sedimentos que irão se transformar em lodo, graças a ação de bactérias que estão contidas no sistema;
  • O lodo vai para área de secagem ou pode ser encaminhado para aterros sanitários diretamente;
  • Já nos reatores, acontece um processo de produção de biogás onde o gás metano, encontrado nos dejetos, se torna gás carbônico que não oferece tanta poluição;
  • O último processo é o uso de cloro ou luz ultravioleta que desinfeta a água por completo, garantindo que ela possa ser descartada através do sumidouro, totalmente tratada.

 Alguns condomínios possuem um sistema de ete’s mais completo e sustentável, com o uso de maquinário para produção energia através do gás metano e outros possuem sistema automatizado que prepara o logo de forma embalada, mais fácil para descarte pela desentupidora e com o lodo mais tratado e com menos riscos de contaminação do solo e meio ambiente como um todo.

Como é feita a Manutenção de esgoto em condomínio

Como foi descrito no tópico anterior, as Ete’s possuem um sistema completo e eficiente de tratamento de esgoto, um tipo de fossa séptica mais complexa mas completa, que trás inúmeros benefícios a todos moradores, e não somente em relação a higiene e saúde, mas também em economia.

Manutenção de esgoto em condomínio

Porém as desentupidoras tem papel direto em promover que essas estações próprias de condomínios continuem funcionando por completo e com eficiência, mantendo a limpeza corretamente. 

O descarte de lixo, detritos e dejetos sólidos, seja em forma de sedimentos ou lodo final dessas estações, fica a cargo das desentupidoras, que devem fazê-lo seguindo as normas de cada município e também segundo a lei de saneamento básico, já que não pode haver o descarte em qualquer local, apenas em áreas próprias específicas. 

A limpeza das estações deve ser feita com certa periodicidade, conforme a necessidade de cada condomínio. Nos casos de condomínios mais antigos que utilizem ainda fossa séptica convencional e de grande capacidade, a limpeza ou esgotamento de fossa deve ser feito com maior regularidade.

No esgoto que é ligado diretamente com o esgoto público, a limpeza pode ser feita nos casos de obstruções ou semi obstruções, ou seja, quando existem indícios de entupimentos, mas ainda há a passagem de água pelo cano. 

Nesses casos, a limpeza pode ser feita, começando dos apartamentos ou da tubulação principal e uma averiguação dos ramais de cada apartamento. Através do uso de maquinário como o roto rooter ou hidrojateamento, é possível destruir lixo e qualquer tipo de dejeto nas tubulações. 

As desentupidoras ainda, podem ter uma atenção especial as caixas de gordura, que podem também ser locais de início de obstruções no esgoto, já que sua ligação é indireta. 

Para garantir um condomínio mais limpo e sem problemas no esgoto, cabe a conscientização de cada morador para evitar o descarte de lixo nas tubulações, e que o prédio tenha uma desentupidora de confiança que garanta serviço de limpeza e manutenção de esgoto regular, evitando problemas com entupimentos e garantindo a tranquilidade de todos os condôminos.

OrçamentoLigue Agora
+ +
Don`t copy text!
Dúvidas
Orçamento
Tire Suas Dúvidas Via WhatsApp